Gustavo Neiva reclama da falta de professores em Porto Alegre

29/02/2016 16h00


Fonte Alepi

Porto Alegre do Piauí não conta com número de professores suficiente para ministrar aulas aos alunos do ensino médio regular da rede estadual de ensino no município. A informação foi repassada pelo deputado Gustavo Neiva (PSB), que ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa para pedir providências da Secretaria de Educação. O parlamentar entende que a presença do professor em sala de aula é “imprescindível”.

Imagem: AlepiClique para ampliarGustavo Neiva (PSB)(Imagem:Alepi)Gustavo Neiva (PSB)

Gustavo Neiva relatou que recebeu cópia de abaixo assinado subscrito por uma centena de pais de alunos, no qual cobram uma solução para carência de professores em Porto Alegre.

Segundo ele, os signatários tiveram reunião com a responsável pela Regional de Educação à qual pertence o município, mas não ficaram satisfeitos com as respostas que obtiveram. O deputado foi procurado na expectativa de mediar uma solução para o problema.

A Lei de Diretrizes para o ensino infantil, fundamental e médio estabelece os casos em que a presença do professor em sala de aula pode ser substituída por vídeo conferência. Segundo Gustavo Neiva, o que acontece em Porto Alegre extrapola o que a legislação preceitua, motivando o descontentamento dos pais dos alunos. “As aulas à distância devem ocorrer em caráter excepcional”, disse.

O líder do governo, deputado João de Deus Sousa concordou com a pertinência da colocação do colega, mas falou das dificuldades para a contratação de professores de disciplinas como química e física, por exemplo. “As universidades não estão formando profissionais em número suficiente para atender à demanda e a situação se complica em relaçãoaos municípios longe da Capital, como de Porto Alegre”, disse.

O petista se comprometeu a levar o problema de Porto Alegre à secretaria de Educação, Rejane Dias, mas argumentou que as aulas conferências são ministradas por professores “altamente” qualificados. Ele concordou, no entanto, que a presença do professor em sala de aula é essencial e que a tecnologia deve ser uma ferramenta a mais de ensino.

Transporte escolar

O deputado Rubens Martins, do PSB, também aparteou o discurso do colega de partido e falou que além da carência de professores do ensino médio também esta havendo problemas em relação ao transporte escolar.

Segundo ele, a Secretaria de Educação está preferindo terceirizar o transporte dos alunos a firmar convênios com os municípios, elevando os custos com o serviço. Ele disse ainda que vai solicitar do TCE uma auditoria nos contratos.

Tópicos: deputado, alunos, transporte