"Isso é um anseio da população", diz Átila Lira sobre extinção do DPVAT
23/12/2024 15h00Fonte ClubeNews
Imagem: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNewsDeputado federal Átila Lira
O deputado federal, Átila Lira (Progressistas-PI), afirmou que a aprovação do fim do Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (DPVAT), aprovado pelo Congresso Nacional em 2023, partiu de uma negociação com o Ministério da Fazenda em busca de equacionar as contas do Governo Federal.
O parlamentar piauiense foi o autor da proposta de extinção do seguro, recriado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com vigência prevista para 2025. Em entrevista à TV Clube, nesta segunda-feira (23), Lira disse que a medida atenua a vida financeira da população.
“Quem arcava com toda a assistência dessas vítimas era o Sistema Único de Saúde, que já fazia isso. Hoje, as vítimas de acidente já vão para o pronto-socorro. Esse tipo de indenização era para algum reparo no carro ou na moto e que as seguradoras pagavam. Isso é um anseio da população”, defendeu.
Segundo o deputado, a população deverá recorrer ao Poder Judiciário em caso de danos materiais aos veículos. Outra alternativa seria a contratação de um seguro particular.
“As vítimas têm que buscar o judiciário. Se um veículo causou um dano, ela procura responsabilizar o proprietário do veículo. Se ele tiver um seguro particular, esse seguro ajuda. Tem que ser por esse caminho”, disse.
Corte de gastos
Átila Lira também foi o relator de um dos projetos de lei, que integra o pacote de corte de gastos do Governo. A aprovação do novo regramento fiscal, na análise do deputado, garante maior viabilidade financeira à economia do país.
“É uma demanda para que o Brasil controle os gastos. Você não pode reduzir uma arrecadação e gastar mais. Isso não existe nenhuma economia do mundo. Por isso, nós estávamos em um caminho de descrédito no mercado mundial com o aumento de taxa de juros e o dólar subindo”, concluiu.
Veja mais notícias sobre Política, clique em florianonews.com/politica