José Wellington de Andrade é o novo Corregedor Geral da Defensoria Pública
02/04/2015 13h06Fonte Governo do PiauÃ
O Conselho Superior da Defensoria Pública realizou nesta quarta-feira, 1º, a sua 46ª Sessão Extraordinária, oportunidade em que foi escolhido o defensor público José Wellington de Andrade como novo corregedor geral da Instituição.A Sessão foi conduzida pela nova presidente do Colegiado, defensora pública geral Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes, contando também com a presença do novo vice-presidente, subdefensor público geral, Erisvaldo Marques dos Reis.
Ao fazer a abertura dos trabalhos a presidente destacou a importância de estar à frente do Colegiado. “É uma honra presidir este Conselho pelos avanços que ele tem proporcionado à Defensoria”, disse, passando em seguida aos informes, oportunidade em que deu ciência ao Colegiado sobre reunião ocorrida na última terça-feira, dia 31 de março, no Gabinete Geral da Defensoria, com a coordenadora técnica Operacional do projeto ViraVida, desenvolvido pelo Serviço Social da Indústria (SESI), com o qual deverá ser firmada parceria, em conjunto com a ANADEP e APIDEP, para atuação da Defensoria Pública.
Na oportunidade, o novo vice-presidente do Conselho, subdefensor público geral Erisvaldo Marques dos Reis se manifestou sobre a indicação para ocupar a Subdefensoria, assim como pelo início das atividades no colegiado.
“Quero agradecer aqui ao convite da Defensora Pública Geral por me confiar a Subdefensoria. Recebo como uma missão. Uma função a mais a ser exercida na Defensoria, na qual o maior ganho é com certeza ter a convivência dos defensores públicos de categoria Especial, não só em termos jurídicos, para mim é uma honra porque sempre tive uma ligação com essa categoria que sempre me trouxe um enorme ganho de vida e acredito que nossa convivência será a melhor possível. Em relação ao Conselho é uma honra estar aqui e poder contribuir. Vou me empenhar e espero contar com todos nessa missão tão importante que é essa à frente deste Colegiado”, afirmou.
Imagem: DivulgaçãoEleição do Corregedor Geral e Conselho.
Fazendo uso da palavra o conselheiro Igo Castelo Branco Sampaio parabenizou à nova presidente e ao vice-presidente dizendo-se sabedor da continuidade dos trabalhos do Conselho. “Tenho certeza de que continuaremos avançando no empoderamento do Conselho, dando continuidade às ações desenvolvidas”, afirmou.
O Conselheiro aproveitou a oportunidade para informar aos seus pares sobre a exibição da Mostra de Cinema de Direitos Humanos, realizada no auditório da Escola Superior da Defensoria Pública nesta semana e que contou com a participação de vários defensores públicos, assim como de cinéfilos em geral.
Dando continuidade, a presidente Hildeth Evangelista distribuiu os expedientes, sendo o primeiro o pedido da defensora pública Glícia Rodrigues Batista Martins, de suspensão de atendimento em alguns estabelecimentos prisionais, dadas as atribuições criminais da referida defensora, titular da Coordenação de Execução Penal, ficando a relatoria para a conselheira Verônica Acioly de Vasconcelos. O segundo expediente do dia, submetido ao Colegiado pela atual corregedora geral, Alzira Motta e Bona Soares, sobre parecer da Comissão de Sindicância do processo relativo ao defensor público Adriano Moreti Batista, ficando a relatoria para o conselheiro Humberto Brito Rodrigues.
Dando seguimento à Sessão os conselheiros passaram ao ponto único da pauta sendo procedida a eleição, por voto secreto obedecendo a ordem regimental, como previsto no Edital Nº 001/2015, que trata do processo para a escolha do Corregedor Geral da DPE-PI, sendo formada a lista tríplice com os três candidatos mais votados: Francisco de Jesus Barbosa , com 5 votos; José Wellington Andrade, com 4 votos e Osita Maria Machado Ribeiro, com 2 votos. Tendo a defensora pública geral indicado o defensor público José Wellington de Andrade para ocupar o cargo de corregedor geral da Defensoria Pública. Os demais candidatos a corregedor geral, defensores públicos de categoria Especial Myrtes Maria de Freitas e Silva e Nélson Nery Costa obtiveram 01 voto cada.
O novo corregedor geral da DPE-PI, José Wellington de Andrade, falou sobre a missão que vai assumir, destacando a importância do processo de renovação dentro do Colegiado. A presidente, defensora pública geral, Hildeth Evangelista deu boas vindas ao novo corregedor enfatizando a importância do cargo a ser assumido. “Essa escolha feita hoje aqui é um sinal de democracia e princípios republicanos, trata-se de uma salutar alternância. Fica aqui o meu muito obrigado a todos os que foram candidatos ao cargo de corregedor”, disse Hildeth Evangelista.
A posse do novo corregedor será realizada em solenidade na próxima segunda-feira, dia 06 de abril , às 11h, no auditório da Escola Superior da Defensoria, mesma oportunidade em que será empossado o novo Ouvidor Geral da Instituição, Roberto Melado Cordeiro Júnior.
Os demais conselheiros também parabenizaram o novo corregedor, desejando êxito na condução do trabalho. Na oportunidade o presidente da Associação Piauiense de Defensores Públicos, João Batista Viana do Lago Neto fez uso da palavra para parabenizar a conselheira e atual corregedora geral Alzira Motta e Bona Soares, que na oportunidade fez sua despedida do Colegiado, e que no próximo dia 05 deste mês terá sua aposentadoria compulsória. Os demais conselheiros também manifestaram seu reconhecimento ao trabalho de Alzira Bona, tendo o conselheiro Igo Castelo Branco Sampaio proposto moção de louvor para a referida conselheira. “Faço essa proposta não apenas pelo seu trabalho como corregedora, mas por toda a sua história de vida na Instituição”, afirmou, tendo sido a proposta acatada por unanimidade pelo Colegiado.
Participaram da Sessão desta quarta-feira, além da presidente e do vice-presidente do Conselho, defensora pública geral Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes e subdefensor público geral Erisvaldo Marques dos Reis, os conselheiros defensores públicos Alzira Motta e Bona Soares, Humberto Brito Rodrigues,Verônica Acioly de Vasconcelos, Sara Maria Araújo Melo, Ulisses Brasil Lustosa, Igo Castelo Branco Sampaio e o presidente da Associação Piauiense de Defensores Públicos, João Batista Viana do Lago Neto.
Compareceram à Sessão os defensores públicos candidatos Francisco de Jesus Barbosa, José Wellington de Andrade e Myrtes Maria de Freitas e Silva. Também presentes os defensores públicos Eric Leonardo Pires de Melo, João Castelo Branco Vasconcelos Neto e Viviane Pinheiro Pires Setúbal.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook