Lula deve fazer reunião na segunda sobre preço dos alimentos
23/01/2025 09h49Fonte CNN Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende reunir ministros na próxima segunda-feira (27) para discutir soluções para baratear o preço dos alimentos no país.O petista tem pedido urgência e foco total dos ministérios envolvidos nas discussões e reforçou o recado na reunião ministerial da última segunda-feira (20).
Fontes ouvidas pela CNN afirmam que entre as ideias está trabalhar com aumento de crédito aos produtores, além de medidas de assistência técnica.
Pastas como o Ministério da Fazenda, o Ministério da Agricultura e Pecuária, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, além da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), têm se debruçado sobre o assunto nos últimos dias.
Imagem: Brenno Carvalho / Agência O GloboPresidente Lula no Palácio do Planalto
Em entrevista à CNN nesta quarta-feira (22), o ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que não se trata de “intervenções”, mas de medidas que o governo estuda para baratear alimentos, principalmente aqueles que tiveram aumentos.
Rui Costa citou a possibilidade de estímulos à produção agrícola e aumento na produção de alimentos.
Ruídos sobre fala de “intervenção”
Durante participação no programa “Bom dia, ministro” desta quarta-feira (22), o ministro Rui Costa utilizou a palavra “intervenção” para se referir à busca por soluções para a alta do preço dos alimentos.
Diante do estremecimento do mercado com a expressão usada, a Casa Civil informou, em nota, que não está em discussão intervenção de forma artificial e que o governo irá discutir com os ministérios e produtores de alimentos as medidas que poderão ser implementadas.
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador oficial de inflação do país, encerrou 2024 em 4,83%, com impacto maior no grupo Alimentação e Bebidas, que acumulou alta de 7,69% em 12 meses.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook