Lula e Fernando Henrique se reuniram em São Paulo para discutir democracia e crise sanitária

21/05/2021 14h45


Fonte O Globo

Imagem: Ricardo StuckertA convite do ex-ministro Nelson Jobim, o ex-presidente Lula e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso se reuniram para um almoço.(Imagem:Ricardo Stuckert)A convite do ex-ministro Nelson Jobim, o ex-presidente Lula e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso se reuniram para um almoço.

Os ex-presidentes Lula (PT) e Fernando Henrique Cardoso (PSDB) se reuniram em um almoço na semana passada. O encontro vinha sendo articulado há cerca de um mês e foi promovido pelo ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Nelson Jobim em sua casa, em São Paulo, e divulgado nesta sexta-feira.

A conversa durou três horas e girou em torno de temas como a defesa da democracia e a tragédia da Covid, alvo de uma CPI no Senado e que já deixou quase 450 mil mortos no país, em meio a várias denúncias contra o presidente Jair Bolsonaro, que tentará a reeleição no ano que vem.

Hoje pela manhã, Bolsonaro afirmou que as eleições de 2022 já tem uma chapa formada, com um "ladrão candidato a presidente e um vagabundo como vice". Bolsonaro não especificou a quem se referia, mas a declaração ocorre um dia após Lula — a quem o presidente costuma chamar de "ladrão" — afirmar que "não hesitará" em ser candidato se tiver boa saúde e chances de ganhar. A fala também ocorreu cerca de 1h depois da divulgação do encontro entre Lula e FH.

Nos últimos dias, os dois ex-presidentes trocaram gentilezas em declarações, depois de anos de ataques mútuos. Em entrevistas ao GLOBO, na última semana, e ao programa “Conversa com Bial” exibido nesta terça, na Rede Globo, o tucano disse que se tivesse que optar entre Lula e Bolsonaro votaria no petista.

Lula, por sua vez, respondeu que teria o mesmo tipo de atitude com o seu antecessor.

Tópicos: presidente, lula, bolsonaro