Marcelo Castro torce para que mulheres tenham zika antes da idade fértil
14/01/2016 13h42Fonte GP1
Durante pronunciamento nesta quarta-feira (13), o ministro da Saúde Marcelo Castro (PMDB – PI) brincou ao comentar que torceria para que as mulheres se contaminem pelo Zika antes de iniciar a idade fértil. O ministro se referiu aos mais de 3.500 casos de microcelafia associados ao Zika vírus em bebês no país.Segundo reportagem de Veja, o comentário foi feito quando Marcelo Castro falava sobre projetos de desenvolvimento de vacina contra o vírus, que chegou ao Brasil em 2015 e já circula em 20 estados.
O ministro declarou que, uma vez desenvolvida, a vacina seria fornecida para parte da população considerada mais suscetível. "Não vamos dar vacina para 200 milhões de brasileiros. Mas para pessoas em período fértil. E vamos torcer para que mulheres antes de entrar no período fértil peguem a zika, para elas ficarem imunizadas pelo próprio mosquito. Aí não precisa da vacina", disse, em tom de brincadeira.
Imagem: Lucas Dias/GP1Marcelo Castro
Vacina
Três laboratórios públicos se preparam para iniciar projetos para desenvolvimento de vacinas que protejam contra o zika. Castro, afirmou que Evandro Chagas, Biomanguinhos e Instituto Butantã já começam a se articular para, em colaboração com outros centros de pesquisa internacionais, iniciar as pesquisas.
Microcefalia no Piauí
Segundo dados do Ministério da Saúde, o Piauí tem 62 casos de suspeita de microcefalia em 25 municípios, o que representa um aumento de 11% em relação à última semana epidemiológica.