MDA discute Plano Nacional de Inovação da Agricultura Familiar no Piauí

01/08/2015 11h34


Fonte Portal do Governo do Estado do Piauí

Imagem: Ascom SDRClique para ampliarInovação na Agricultura Familiar(Imagem:Ascom SDR)Inovação na Agricultura Familiar

O representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário(MDA), Jean Pierre Medaets, se reuniu na Embrapa nesta quinta-feira(30) com representantes da SDR, Emater, MPA, Fetag e outros orgãos ligados com questões que envolvem homens e mulheres do campo, para discutir o Plano Nacional de Inovação da Agricultura Familiar. Além de apresentar o plano, também foram discutidas ações e o Programa Oficina de Concertação.

Segundo o representante do Ministério,o grande objetivo da oficina é unir forças para criar um ambiente onde os conhecimentos e as tecnologias desenvolvidas pela Embrapa sejam compartilhadas. "Para o MDA o conhecimento da tecnologia para a inovação da agricultura familiar é fundamental para o avanço da melhoria da qualidade de vida dos agricutores e agricultoras familiares", afirmou o consultor.

O secretário Francisco Limma fez uma breve apresentação e falou sobre as potencialidades do Piauí citando o trabalho das associações, câmaras e entidades representativas de produções como de mel e caju e do projeto que envolve o investimento na Piscicultura e avaliou a importância do Plano de Inovação para o estado, impulsionando a pesquisa e buscando ampliar o conhecimento do médio e pequeno agricultor. "Sabemos que sem o técnico presente no campo e sem condições de comercialização dos produtos, não avançaremos, por isso o governo do estado apoia esta iniciativa que visa unir representantes do município, estado e governo federal para uma discussão ampla e para o acompanhamento permanente das ações definidas na agenda de trabalho proposta pelo ministério", disse o secretário.

A oficina de Concertação, que está sendo desenvolvida em todos os estados do país e vai debater a caracterização da agricultura familiar no estado e a identificação de gargalos e ações em curso no Ensino, Pesquisa,Ater e Organizações da Sociedade Civil.

Além do secretário Francisco Limma e o diretor da Agricultura Familiar, Antônio José Pereira, também participaram do evento o chefe-geral da Embrapa Meio Norte, Luiz Fernado Leite e representantes do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, Movimento dos Pequenos Agricultores e Delegacia do Desenvolvimento Agrário.

A Oficina de Concertação deverá ser realizada no Piauí, em setembro de 2015.