Mulheres empreendedoras são destaque em sessão solene na Alepi
08/03/2017 14h40Fonte Alepi
A sessão solene realizada nesta quarta (8) na Assembleia Legislativa pelo transcurso do Dia Internacional da Mulher, atendendo requerimento das deputadas Flora Izabel (PT), Liziê Coelho (PTB), Juliana Moraes Souza (PMDB) e Belê Medeiros (PP), teve como tema o empreendedorismo. Várias mulheres empreendedoras piauienses foram homenageadas durante a sessão, que contou ainda com manifestação contra a Reforma da Previdência. Dezenas de mulheres lotaram as galerias e o plenário da Casa para acompanhar a solenidade.Ao presidir a abertura dos trabalhos, o deputado Luciano Nunes (PSDB), vice-presidente da Assembleia Legislativa, convidou para a mesa de honra, dentre outras, a secretária executiva de Políticas Públicas para Mulheres de Teresina, Maria Helena Santos, a delegada Vilma Alves, da Delegacia Especializada da Mulher, a presidente do Grupo de Mulheres de Negócios do Piauí, Carla Nery, e a coordenadora nacional do Movimento de Pequenas Agricultoras, Maria Cazé.
Após a execução do Hino do Piauí, a deputada Flora Izabel parabenizou as mulheres pelo transcurso do seu dia. Ela disse que, ao contrário de anos anteriores quando a violência doméstica era destaque, a Assembleia escolheu este ano o empreendedorismo como tema da sessão solene, assinalando que, através de ações nessa área, as mulheres têm condições de se libertar já que podem contar com sua independência financeira.
O presidente da Assembleia, deputado Themístocles Filho (PMDB), também, prestou homenagem a todas as mulheres em nome da secretária da Presidência do Poder, Tereza Lira. Flora Izabel destacou o lançamento hoje do Movimento Para Mulher afirmando que o objetivo era mostrar a importância das mulheres em todas as áreas de trabalho, como no serviço público. “Também, foi lançado pelo Governo do Estado o aplicativo Salve Maria que servirá para que as pessoas denunciem casos de violência contra as mulheres”, acrescentou ela.A deputada Liziê Coelho disse que o empreendedorismo no Brasil tem uma crescente participação feminina, como revelam as pesquisas, enquanto a deputada Juliana Moraes Souza afirmou que as mulheres, também, são responsáveis pela formação de seus filhos, “que são a razão da existência de todos nós”.
A deputada Belê Medeiros destacou o trabalho da artista plástica Kalina Rameiro que, segundo ela, serve para divulgar o Piauí no Brasil e no mundo.A empresária Carla Nery disse que recebia com grande alegria a homenagem prestada pela Alepi às mulheres, em especial às empreendedoras piauienses, e agradeceu a todos os parlamentares pela sessão solene, o que, também, fizeram da tribuna as empresárias Fernanda Gondim, Viviane Campelo e Kalina Rameiro.
Imagem: AlepiClique para ampliar
Elas foram homenageadas com buquês de flores. A diretora do Centro de Convivência Amor de Tia, Adriana Rodrigues, disse que a Prefeitura de Teresina desenvolve um programa que atende 100 mulheres em condições de vulnerabilidade na zona norte da Capital.
Por último discursou a coordenadora do Movimento de Pequenas Agricultoras, Maria Cazé, que pediu aos parlamentares estaduais que solicitem aos membros da bancada piauiense no Congresso Nacional para que votem contra a reforma da Previdência.
Ela leu documento em que as agricultoras protestam, dentre outras coisas, contra a idade mínima de 65 anos para aposentadoria e disse que as mulheres continuarão lutando por melhores condições de vida para todos. Após a sessão solene, as mulheres participaram de coquetel realizado no Salão Nobre Deputada Francisca Trindade.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook