Na Alepi, Secretário de Estado fala sobre saúde masculina
27/05/2016 17h06Fonte Alepi
O secretário estadual de Saúde, Francisco de Assis Costa, elogiou a proposta parlamentar que visa a prevenção masculina contra o câncer de próstata, reconhecendo que a mulher é mais cuidadosa nessa questão. Ele disse que espera poder colocar a proposta no orçamento da Saúde e desejou êxito no trabalho a ser desenvolvido pela Universidade Estadual, visando amplo esclarecimento junto à população masculina.Imagem: AlepiClique para ampliar
A diretora do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Iaspi, Daniele Amorim, falou de sua satisfação por ter sido convidada para participar da discussão do projeto.
Ela disse reconhecer o preconceito masculino sobre os exames de prevenção, mas entende que há dificuldades de acesso a esses exames. Ela afirmou que o Piauí tem alto índice de doenças masculinas não diagnosticadas precocemente.
O reitor da Universidade Federal, Nouga Cardoso, cumprimentou os deputados estaduais pela inclusão da Uespi na discussão do projeto,reconhecendo a grandeza do órgão. Ele disse a Uespi já participa de iniciativas outras, sempre de acordo com a política estadual de bem servir.
Também falou o médico urologista Luís Carlos Feitosa, com exibição de um vídeo, detalhando o projeto elaborado pela própria Uespi. Ele mostrou várias estatísticas em que o Nordeste do Brasil tem os mais altos índices de cânceres de próstata e de pênis. Sobre o câncer de pênis ele apontou a fimose como o principal fator, considerando fundamental uma campanha de esclarecimento sobre a prevenção ao câncer de próstata e também sobre as doenças sexualmente transmissíveis. A Uespi, de acordo com o projeto, terá grupos regionais, inclusive com a participação de alunos nos esclarecimentos à população masculina.
Veja mais notícias sobre PolÃtica, clique em florianonews.com/politica