Oposição na Alepi protocola requerimento pedindo suspensão de deputados faltosos
04/04/2025 15h55Fonte ClubeNews
Imagem: Jonas Carvalho/Portal ClubeNews
Deputados da ALEPI

O líder da oposição na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado estadual B. Sá (Progressistas), durante a sessão ordinária de quarta-feira (2), protocolou um requerimento pedindo a suspensão do mandato de deputados faltosos.
O argumento do deputado tem como base o regimento interno da Alepi, que determina a suspensão do parlamentar que faltar a 10 sessões ordinárias consecutivas ou 45 sessões intercaladas dentro de uma mesma legislatura. A medida vale para faltas não justificadas.
“Eu venho aqui apresentar um requerimento pedindo que a presidência faça cumprir o artigo 276 do nosso regimento interno por quebra de decoro daqueles pares que não estão aqui presentes sem justificativa. O regimento é bem claro”, disse.
O presidente da Alepi, Severo Eulálio (MDB), em resposta à situação, afirmou que a demora na entrega da reforma da sede do Poder Legislativa afastou os parlamentares da Casa. Severo Eulálio disse que vai cobrar a presença física dos parlamentares em plenário.
“Eu acho que todos os parlamentares querem estar presentes, fazem questão de estarem presentes e nós iremos a cada dia cobrar a presença de todos os parlamentares assim como estamos fazendo desde quando chegamos na Assembleia”, pontuou.