Parlamentares se reúnem em Brasília para discutir integração do Rio São Francisco no Piauí

30/10/2024 09h06


Fonte ClubeNews

Imagem: divulgação/ ascomA reunião aconteceu em Brasília.(Imagem:divulgação/ ascom)A reunião aconteceu em Brasília.

Parlamentares do Piauí se reuniram – na tarde de terça-feira (29) – com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, para discutir a construção de um canal que integre a bacia do Rio São Francisco com os Rios Piauí e Canindé.

Participaram do encontro os deputados estaduais B. Sá (Progressistas) e Franzé Silva (PT), presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi); os deputados federais Florentino Neto (PT) e Castro Neto (PSD); e o senador da República, Marcelo Castro (MDB).

Segundo Castro, o Ministério deu início ao Estudo de Viabilidade Técnica (EVTEA) na região Sul do Piauí para avaliar a exequibilidade da obra.

“Essa região semiárida do Piauí tem pouca água, não tem água na superfície e nem no subsolo, e a solução mais viável que encontramos foi essa transposição. Estamos juntos, já fizemos um seminário no Piauí e tivemos hoje a palavra do Ministério da Integração, que está fazendo o EVTEA”, destacou o senador.

No mês de julho, a Alepi realizou um seminário para discutir o tema. Na época, o estudo de viabilidade foi avaliado em R$ 4,7 milhões. Ao todo, deverão ser contemplados 40 municípios do Piauí que sofrem com secas severas na região do semiárido.

Além do abastecimento, a medida também visa a irrigação de lavouras e a criação de animais. A intenção é anexar o projeto ao Programa de Aceleração e Crescimento (PAC) em 2025.

Tópicos: parlamentares, piau?, regi?o