Piauí retoma Programa 'Água para Todos'

24/06/2015 13h55


Fonte Governo do Piauí

Imagem: Ascom SDRClique para ampliarEquipe da SDR se reúne com o coordenador geral do Programa ' Água para Todos'(Imagem:Ascom SDR)Equipe da SDR se reúne com o coordenador geral do Programa ' Água para Todos'

O secretário de Desenvolvimento Rural, Francisco Limma, o superintendente da Agricultura Familiar, Adalberto Pereira, e equipe se reuniram, nessa terça-feira (23), com o coordenador geral do Programa ' Água para Todos', do Ministério da Integração Nacional, Marcos Miranda.

O superintendente da Agricultura Familiar, Adalberto Pereira, destacou, entre os encaminhamentos do encontro com o coordenador do Ministério, além da assinatura do aditivo, uma ação relacionada aos 60 assentamentos onde o sistema de abastecimento de água já foi instalado e que agora é necessário definir um modelo de gestão.

"Vamos buscar parcerias em um sistema que já existe no estado envolvendoas associações, o Sistema Integrado de Saneamento Rural do Piauí (Sisar-PI), para que os abastecimentos possam funcionar a contento, de acordo com a expectativa da comunidade",
comenta o superintendente.

Para o secretário da SDR, a reunião foi importante tanto para o nivelamento e troca de informações como para andamento da prestação de contas do gestor anterior e a retomada das ações.

"Nos próximos dias devemos estar assinando um novo aditivo contemplando uma demanda do Incra, de abastcimento de àgua em 32 assentamentos com recursos na ordem de R$ 36 milhões de reais do Governo Federal e da contrapartida do Estado",
acrescenta Francisco Limma.

O coordenador do Programa Água Para Todos, Marcos Miranda, disse que a vinda ao Piauí e a conversa com os técnicos da Secretaria foi muito produtiva, principalmente no que se refere as informações que vão viabilizar a retomada do programa ,execução da parte física e financeira, para dar continuidade às atividasdes e cumprimento de convênios importantes, como liberação de recursos para pequenas barragens.

O Programa

O Programa Água para Todos, que integra o Plano Brasil Sem Miséria, foi concebido pelo Governo Federal a partir da necessidade de se universalizar o acesso e uso de água para populações carentes, residentes em comunidades rurais não atendidas por este serviço público essencial, atendidas por sistemas de abastecimento deficitários ou, ainda, que recebam abastecimento difuso.

O Água para Todos tem como objetivo garantir o amplo acesso a água para as populações rurais dispersas e em situação de extrema pobreza, seja para o consumo próprio ou para a produção de alimentos e a criação de animais, possibilitando a geração de excedentes comercializáveis para a ampliação da renda familiar dos produtores rurais.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook