Prioridade do Governo será infraestrutura e contratação de empréstimos em 2025
25/06/2024 13h31Fonte ClubeNews
A prioridade do Governo do Piauí na execução do Orçamento de 2025 será o setor da infraestrutura e a contração de operações de crédito. Segundo o secretário de Planejamento, Washington Bonfim, a estratégia faz parte do processo de melhoria dos serviços públicos do estado.A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou, na manhã desta terça-feira (25), uma audiência pública para debater a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO 2025), que define as metas e prioridades do Poder Executivo para o próximo ano.
Imagem: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNewsWashington Bonfim
Mediante a intenção pela tomada de novos empréstimos para financiar obras, o secretário Washington Bonfim garantiu que a máquina pública está dentro do limite legal de endividamento permitido. Devem ser contemplados os setores da Educação, Segurança Pública e Justiça.
“O grande propósito do Governo é o investimento em infraestrutura. Nós devemos ter novas operações de crédito para fazer face às demandas que nós temos em Iinfraestrutura. Há um investimento grande na área de Educação. Todas as escolas deverão ser de tempo integral com profissionalização. Então, isso está gerando um esforço do ponto de vista da máquina pública”, explicou.
Imagem: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNewsAudiência pública da LDO 2025 na Alepi.
Demandas
A professora Lucineide Barros, coordenadora-geral do Sindicato dos Docentes da Uespi (Adcesp), cobrou a realização de concurso público para contratação de professores destinados aos quadros da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e a valorização salarial da categoria.
“Ao invés de termos investimentos, temos a possibilidade de tirarmos as licenciaturas do Campus Clóvis Moura. É um campus que está situado no seio de uma comunidade carente. Estamos colocando a necessidade de melhoria salarial”, afirmou.
Receitas
O secretário de Fazenda do Piauí, Emílio Júnior, disse que a principal preocupação do Governo do Estado é com a receita própria. Em junho, o aumento na arrecadação foi de apenas 6%.
“Estou com essa projeção para o mês de julho. Quando temos uma receita que cresce acima de 10%, você pode ter uma tranquilidade maior daquilo que foi projetado. Quando há um descompasso, isso gera uma preocupação para o estado do Piauí”, destacou.
Imagem: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNewsEmílio Júnior
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook