Projeto AJE objetiva aproximar cidadão da Justiça Eleitoral

15/08/2015 10h56


Fonte Alepi

Imagem: AlepiClique para ampliarJustiça Eleitoral(Imagem:Alepi)

 A coordenadora do “Ação Justiça Eleitoral e Cidadania – AJE”, Esther Castelo Branco, fez quinta-feira (13) um breve relato sobre a legislação que criou, o que é e os objetivos do projeto que pretende aproximar o cidadão, o eleitor brasileiro, da Justiça Eleitoral. Foi durante visita de deputados, juizes e autoridades de outros poderes à exposição de móveis, equipamentos e documentos que contam um pouco da história dos 70 anos da reinstalação da Justiça Eleitoral no Piauí.

Esther Castelo Branco explicou que o AJE promove e participa de ações e eventos, como atividades socioesportivas, culturais, educacionais, a se desenvolver em escolas públicas, particulares, entidades da sociedade civil organizada e jornadas itinerantes em Teresina e no interior do Piauí.

O TRE-PI forma parcerias com agentes e instituições públicas e privadas, como a Assembleia Legisaltiva, a Universidade Federal e outras, visando a aproximação da sociedade, sobretudo os jovens, da Justiça Eleitoral, para estimular o debate público sobre cidadania.

O AJE usa ferramentas de comunicação e divulgação, como a cultura, a arte e as mídias para discussão sobre a importância do exercício do voto consciente, até a efetividade de uma educação cidadã para a democracia, passando pelo debate sobre temas como o combate às drogas e à violência, o respeito ao meio ambiente e sua sustentabilidade, o respeito às minorias, a prática desportiva aliada a identidade cultural, e a emancipação social pela cultura, literatura, arte e sobretudo a prestação do serviço público eficiente como acesso à justiça.

Entre as peças utilizadas pelo AJE, estão banners, kits de divulgação, grafites, VT e hino da Ação da Justiça Eleitoral, peça teatral ("Voto Consciente"), Cordel (“Calor da Vaquejada”, com Pedro Costa) e cantoria (Isaac do Acordeon).

Confira as últimas notícias sobre Política: florianonews.com/politica
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews