Projeto de piscicultura do Acre é referência para o PiauÃ
08/05/2015 13h15Fonte Governo do PiauÃ
O governador Wellington Dias visitou, na manhã desta quinta-feira (7), o novo Frigorífico do Complexo Industrial do Peixe (Peixes da Amazônia S/A) e participou do ato de Abertura do 3º Encontro de Piscicultores do Acre, na capital Rio Branco, com a presença do governador do Acre, Tião Viana, do senador Jorge Viana, do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva e do presidente da Bolívia, Evo Morales.Acompanharam o governador os superintendentes da Caixa Econômica no Piauí, Emanuel do Bonfim; Banco do Nordeste no Piauí, Luiz Alberto da Silva Júnior, Codevasf (Companhia de Desenvolvimenro dos Vales dos Rios São Francisvo e Parnaíba), Inaldo Guerra, a vice-governadora Margarete Coelho e o secretário do Desenvolvimento Rural, Francisco Limma.
Imagem: Ricardo Stuckert/Instituto LulaEvo Morales, Tião Viana, Wellington e Lula em encontro com piscicultores no Acre.
De acordo com Lula, a experiência desenvolvida no Acre com a atividade da piscicultura é extremamente rentável e merece ser replicada. Por nisso mesmo a presença do presidente Evo Morales. "Tem gente que não gosta porque o Brasil é um país muito grande em diferentes pontos, econômico, populacional, produto interno bruto e mesmo tecnológico. E portanto, o Brasil tem que ser solidário, disposto a ajudar os países vizinhos a crescerem para que esse continente se transforme", declarou o ex-presidente.
O ex-presidente lembrou que em agosto de 2013 participou do 1° Encontro de Piscicultores, da inauguração do Centro de Alevinagem e da conclusão da primeira etapa do complexo. E dessa vez retornava para conhecer as instalações da Fábrica de Rações e do Frigorífico de Processamento de Peixes, que já opera desde abril, em caráter experimental.
De acordo com o governador Wellington Dias a ideia da visita a esse projeto de piscicultura do Acre é discutir a estruturação de algumas cadeias produtivas no Piauí. "O Piauí tem um potencial para diferentes cadeias produtivas em áreas como aquicultura e pesca, avicultura, ovino, caprino, enfim. A ideia é conhecer essa experiência, que é uma forma aperfeiçoada da modelagem da Cocajupi e Casa APIs, e montar empreendimentos dessa natureza", avaliou.
Imagem: Ana CostaAto de Abertura do 3º Encontro de Piscicultores do Acre.
Francisco Limma, secretário de Desenvolvimento Rural do Piauí, destacou que o diferencial desse projeto é a modelagem. "Aqui tem como centro uma empresa privada, uma sociedade anônima, e não uma cooperativa. Há investimentos privados e públicos, onde o Estado adquire parte das ações e destina aos produtores", diz.
Limma explica que o empreendimento contempla pequenos, médios e grandes produtores. Um outro diferencial é o investimento em todas as etapas da cadeia: produção de alevinos, produção de rações e assistência técnica além do processamento de peixes.