Robert diz que roço é usado para desviar recursos e beneficiar polÃticos
25/11/2015 09h46Fonte Alepi
Ao ocupar no dia (24) a tribuna, o deputado Robert Rios (PDT) denunciou que o roço das margens das rodovias piauienses mantidas pelo DER-PI (Departamento de Estradas de Rodagens no Piauí) é utilizado para desviar recursos e beneficiar políticos. Ele advertiu ainda que o Governo recebeu um cheque em branco para a venda de terras no Piauí a partir do próximo ano e que as negociações, também, poderão ser utilizadas para atos de corrupção.Robert Rios disse que “ficarei com um olho no roço e outro na venda das terras” para denunciar o deputado que for beneficiado pelo roço da tribuna da Assembleia. Ele afirmou ainda que recebeu proposta de um governador para entrar no esquema, mas, além de não ter aceitado, pediu respeito. “Como o mato cresce mesmo, fica dificil para o Tribunal de Contas do Estado verificar se o serviço do roço foi realizado”, assinalou ele.
Imagem: AlepiDeputado Robert Rios (PDT).
Robert Rios iniciou seu discurso dizendo que acha um absurdo o governador Wellington Dias vetar todos os projetos de lei de sua autoria. Ele disse que o governador vetou emenda que apresentou a Projeto de Lei do Ministério Público e que garantia a preferência para os servidores efetivos na nomeação para cargos comissionados daquele órgão.
Em seguida, o deputado pedetista pediu ao presidente da Assembleia, deputado Themístocles Filho (PMDB), que adote providências em relação ao secretário de Segurança, deputado federal Fábio Abreu (PDT), que se recusou a receber requerimento que apresentou enaltecendo a atuação do delegado geral de Combate aos Entorpecentes, Menandro Pedro. Themístocles Filho disse que o requerimento é encaminhado através da Empresa Brasileira de Correios e Telegrafos e Robert Rios afirmou que foi informado do caso por uma servidora do Poder Legislativo.
O parlamentar do PDT declarou que o setor de segurança pública se encontra destruído, com delegacias fechadas, enquanto Teresina se tornou a capital brasileira da violência. Ele anunciou que apresentou um novo Projeto de Lei de combate à corrupção e que obriga o Governo do Estado a divulgar os valores gastos em publicidade. “A partir de agora, se pagar um out-door, o Governo tem que colocar neste out-door quanto gastou nessa propaganda”, frisou ele.
Em aparte, o deputado Marden Menezes (PSDB), vice-presidente da Assembleia Legislativa, afirmou que o Governo do Estado quer entregar a saúde pública para organizações sociais, que receberão três vezes mais recursos para administrar as unidades de saúde sem precisar realizar licitações para compra de remédios nem concursos para contratação de funcionários.
O deputado Rubem Martins (PSD) declarou que, em alguns municípios, se vê apenas resquícios de roço das margens das estradas. Ele denunciou ainda que está sendo praticado “um verdadeiro terrorismo” no Hospital Regional de Picos que passou a ser administrado por uma OS. O deputado Dr. Pessoa (PSD) disse que a sociedade espera transparência do Governo, inclusive no que se refere ao roço realizado nas rodovias.
Antes de concluir seu discurso, Robert Rios disse que a situação financeira do Piauí é grave e que o governador Wellington Dias garantiu o pagamento do 13º salário ao receber R$ 130 milhões não previstos no orçamento provenientes da venda do Banco do Estado do Piauí para o Banco do Brasil e dos depósitos judiciais. “No ano que vem, haverá a venda das terras o que vamos fiscalizar, pois a possibilidade de corrupção é enorme”, ressaltou ele.
Confira as últimas notícias sobre PolÃtica: florianonews.com/politica
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews