Rubem Martins apresenta projeto para agricultura familiar
27/09/2017 13h28Fonte Alepi
Imagem: AlepiClique para ampliar
Garantir um espaço próprio para o comércio de produtos e empreendimentos da economia solidária e agricultura familiar para o agronegócio é o objetivo do Projeto de lei do deputado Rubem Martins (PSB) apresentado na Assembleia Legislativa.
Com a proposta o deputado espera criar um espaço de fomento para a comercialização de produtos e serviços dos empreendimentos de economia solidária e da agricultura familiar no Piauí.
Segundo o deputado Rubem Martins “a Agricultura Familiar busca alternativa dentro do cenário econômico produtivo nos últimos anos, como alternativa de trabalho e renda e como uma resposta em favor da inclusão social”. Será organizada sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, empresas autogestionárias, redes de prestação de serviços, finanças solidária, trocas, comércio e o consumo solidário.
A Agricultura Familiar destaca-se por desenvolver culturas variadas e que, apesar da pequena escala, distingui-se por sua qualidade e características distribuída. Os empreendimentos econômicos solidários serão organizações de caráter associativo para as atividades econômicas do meio urbano e rural. Deverá fortalecer a identidade individual de comércio justo por meio da difusão de seus princípios e critério de reconhecimento de práticas do comércio solidário.
A Secretaria de Desenvolvimento Rural deverá coordenar as ações nessa área dos empreendimentos do comércio solidário piauiense.