Rubem Martins quer CPI para investigar Educação no Piauí

21/11/2017 09h42


Fonte Alepi

Imagem: AlepiClique para ampliarDeputado Rubem Martins (PSB)(Imagem:Alepi)Deputado Rubem Martins (PSB)

O deputado Rubem Martins (PSB) anunciou da tribuna que vai requerer uma CPI para apurar irregularidades na Secretaria de Educação, em relação ao transporte escolar. Ele leu vários itens de um relatório obtido junto ao Tribunal de Contas do Estado, em que foram constatadas várias irregularidades, sendo a mais grave delas o pagamento de quantia superior a 1 milhão de reais a uma empresa de transporte de alunos que não foi aprovada em licitação.

Rubem Martins disse que em 2016 os recursos do Fundeb não beneficiaram em 100% os municípios piauienses, uma vez que foram dirigidos a apenas 11 agências regionais. Ele fez questão de ressaltar que o relatório que estava apresentando era apenas uma pequena amostragem das irregularidades e que o TCE continua fazendo os levantamentos.

Entre as muitas irregularidades apontadas pelo relatório, uma delas é a falta de uniformidade de quilometragem em que a empresa apresenta uma quilometragem diferente, sem contar que o contrato não especifica a quantidade de veículos e nem de quilômetros a serem rodados.

O deputado Dr. Pessoa (PSD) ofereceu aparte para dizer que via no relatório exibido pelo orador uma demonstração de que o Tribunal de Contas do Estado está de olhos abertos. Ele disse ter acompanhado com tristeza a denúncia de pais de alunos contra o uso de transporte sucateado para levar alunos a Brasília.

Também em aparte, o deputado Robert Rios (PDT) lembrou discurso anterior em que disse haver organizações criminosas na Educação, ao tempo em que prometeu levar à Assembleia, oportunamente, dados sobre acontratação de funcionários fantasmas terceirizados na Educação. Robert informou que o prefeito Firmino Filho rompeu com o PMDB, tendo demitido o delegado de Polícia Civil James Guerra, da presidência da Fundação Wall Ferraz e agora só fala em ser candidato a governador.

Outro que também ofereceu aparte foi o deputado Gustavo Neiva (PSB),que parabenizou o orador pelo cuidado que ele teve de levantar a situação do transporte escolar em todo o Estado. Ele considerou gravíssima a informação de que empresa tenha sido contratada sem licitação para o transporte de alunos, por valor de quase R$ 2 milhões de reais.

O deputado João Madison (PMDB) rebateu as colocações do colega Robert Rios sobre o rompimento do prefeito Firmino Filho com o seu partido, o PMDB, por ser um procedimento normal e que não criará problemas para a sigla. Rubem Martins concluiu seu discurso informando que encaminhará o relatório obtido junto ao TCE para o Ministério Público.