"Segmento político está no fundo do poço", diz Elmano

13/10/2017 16h40


Fonte Cidadeverde.com

Imagem: Cidadeverde.comClique para ampliarSenador Elmano Ferrer (PMDB-PI)(Imagem:Cidadeverde.com)

O senador Elmano Ferrer (PMDB-PI) fez hoje uma dura reflexão sobre a realidade política, econômica e social do Brasil.

Em entrevista ao Acorda Piauí, hoje cedo na Rádio Cidade Verde, Elmano disse que “o segmento político está no fundo do poço” e que o Estado brasileiro vive uma crise sem precedentes, alcançando também os campos ético e moral.

Na entrevista, o senador piauiense falou da crise que se estabeleceu a partir do afastamento do senador Aécio Neves (PSDB-MG) pelo Supremo Tribunal Federal. Mas observa que o tema divida até mesmo o Supremo, que precisou do voto de desempate da presidente da Corte, ministra Carmen Lúcia, para decidir que cabe ao Legislativo afastar ou não um parlamentar de seu mandato.

Elmano entende que esse fato traduz a crise geral vivida pelo país. Ele lamenta que a sociedade esteja pagando um preço alto por essa situação, como evidenciam os cerca de 13 milhões de desempregados.

O senador adverte para a falta de soluções, e nesse ponto critica as próprias instituições políticas, que não estão buscando saídas para a crise. Isso e os escândalos de corrupção, segundo ele, estão levando ao distanciamento entre a cidadania e a política. “O segmento político está no fundo do posso”, observa, acrescentando que boa parte do setor só se preocupa com o próprio umbigo. Para ele, Brasília funciona como “uma ilha da fantasia” que abriga uma “realeza”.

Para Elmano Ferrer, há uma crise do próprio Estado brasileiro, que precisa ser repensado a partir do pacto federativo. “Estamos remendando problemas federativos no Brasil”, diz o senador. Ele também lamenta que, nesse quadro, ainda se venha falar em aumento de impostos.

“Não podemos falar de aumento de imposto quando as empresas estão falidas”,
ressalta.

Elmano falou ainda da crise hídrica vivida pelo Piauí, que repete à falta de planejamento. E defendeu um amplo debate sobre o tema, para que o Estado encontre as soluções definitivas para o problema.

O lado bom: a consolidação da Democracia

A crise geral vivida pelo Brasil e que tanto preocupa o senador Elmano Ferrer tem um lado positivo, segundo o parlamentar: a consolidação da Democracia. Para ele, as instituições funcionam e o regime democrático mostra sua força exatamente agora.

Elmano destacou a Lava Jato como uma etapa importante no esforço de passar o Brasil a limpo. Diz que essa limpeza tem que ser geral. Mostra-se otimista, sobretudo pela participação popular que deve ser um passo determinante para a superação das adversidades.

Tópicos: geral, elmano, crise, férrer