Senado aprova projeto de Ciro que garante acesso gratuito a dados em cadastros como Serasa e SPC

18/12/2024 16h54


Fonte Assessoria de Comunicação

Imagem: DivulgaçãoSenado aprova projeto de Ciro Nogueira que dá aos cidadãos acesso gratuito aos seus dados em cadastros como Serasa e SPC.(Imagem:Divulgação)Senado aprova projeto de Ciro Nogueira que dá aos cidadãos acesso gratuito aos seus dados em cadastros como Serasa e SPC.

A Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor do Senado (CTFC) aprovou, nesta quarta-feira (18), o projeto de lei 3953/2019, de autoria do senador Ciro Nogueira (Progressistas/PI), que garante que consumidor tenha acesso gratuito às suas informações armazenadas em cadastros e bancos de dados de consumo, como o cadastro positivo e o Serviço de Proteção ao Crédito e Serasa.

“Cada cidadão tem o direito de saber as informações armazenadas sobre si, pois há imenso poder e reflexo de tais informações sobre a vida econômica do país”, justificou o senador.
Imagem: DivulgaçãoSenado aprova projeto de Ciro Nogueira que dá aos cidadãos acesso gratuito aos seus dados em cadastros como Serasa e SPC(Imagem:Divulgação)

Atualmente, é possível conseguir pela internet informações sobre a sua situação de crédito, mas preciso se cadastrar e criar uma senha em sites de empresas como SPC e Serasa que armazenam informações sobre consumidores e calculam notas de crédito, os chamados scores. Para para ter acesso a informações mais detalhadas, entretanto, o consumidor precisa pagar.

“Os modelos de crédito não podem permanecer sem nenhum tipo de auditoria ou controle, sendo validados apenas pelas instituições financeiras, sob o risco de não atenderem aos anseios da economia do país”, afirmou Ciro.
Imagem: DivulgaçãoSenado aprova projeto de Ciro Nogueira que dá aos cidadãos acesso gratuito aos seus dados em cadastros como Serasa e SPC(Imagem:Divulgação)

O projeto foi aprovado pela CTFC com carácter terminativo, portanto, segue agora para análise e votação na Câmara dos Deputados.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook