Sessão solene comemora os 20 anos do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária

15/08/2019 10h56


Fonte Alepi

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarSessão solene comemora os 20 anos do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária.(Imagem:Divulgação)

Proposta pelos deputados estaduais Francisco Limma (PT) e Elisângela Moura (PCdoB), uma audiência pública nesta quinta-feira (15),  no Plenário da Assembleia Legislativa, encerra as comemorações pelos 20 anos do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).

O deputado Francisco Limma defende que a educação no Piauí, como no resto do Brasil, deve ser prioridade em todos os segmentos sociais, no campo e nas cidades, daí a importância de comemorar os 20 anos do Pronera.

Organizados pelo Fórum Piauiense da Educação do Campo (FOPEC) – que é formado por representantes da UFPI (Picos, Floriano, Bom Jesus e Teresina), UESPI, MST, FETAG, CPT, MPA, FAF e EFAs, os debates sobre a importância dos 20 anos do Pronera foram iniciados ainda na terça-feira (13), com o palestras na UFPI.

O evento, segundo a organização do evento, “comemora, reflete e avalia os avanços e limites dos 20 anos do Pronera e da educação no campo no Piauí, visando fortalecer os sujeitos da educação do campo em suas lutas”.

O Pronera - O Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) propõe e apoia projetos de educação voltados para o desenvolvimento das áreas de reforma agrária.O público Alvo do Pronera são jovens e adultos dos projetos de assentamento criados e reconhecidos pelo Incra, quilombolas e trabalhadores acampados cadastrados na autarquia, e beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNFC).

No caso da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas modalidades de alfabetização e escolaridade/ensino fundamental também podem participar todos os trabalhadores rurais acampados e cadastrados pelo Incra.Para atender à demanda da EJA nos acampamentos, os projetos incluem a formação e a capacitação dos educadores.

Democratização - Por meio do Pronera, jovens e adultos de assentamentos têm acesso a cursos de educação básica (alfabetização, ensinos fundamental e médio), técnicos profissionalizantes de nível médio, cursos superiores e de pós-graduação (especialização e mestrado).

O Pronera também capacita educadores para atuar nos assentamentos e coordenadores locais - multiplicadores e organizadores de atividades educativas comunitárias.As ações do programa, que nasceu da articulação da sociedade civil, têm como base a diversidade cultural e socioterritorial, os processos de interação e transformação do campo, a gestão democrática e o avanço científico e tecnológico.


Veja mais notícias sobre Política, clique em florianonews.com/politica