Severo Eulálio defende federação entre MDB e PSD: "importante aos dois partidos"
21/02/2025 09h02Fonte ClubeNews
Imagem: Izabella Lima/g1
Severo Eulálio

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Severo Eulálio (MDB), saiu em defesa da federação cruzada entre MDB e PSD para as eleições de 2026 e afirmou que a aliança política, firmada em 2022, beneficiou as duas legendas.
A estratégia do bloco partidário será replica o entendimento costurado nas últimas eleições, quando o MDB lançou uma chapa de candidatos a deputado estadual e o PSD concorreu com uma chapa à Câmara dos Deputados.
“[A federação cruzada] não afeta a base. Isso já aconteceu na eleição passada. Acredito que esse tema será discutido, mais fortemente, em 2026. Mas com as conversas que nós estamos tendo, o encaminhamento é para a continuidade dessa fusão. Eu acho que é importante para os dois partidos, que saem fortalecidos”, afirmou.
Nesta semana, representantes das duas legendas e o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), se reuniram para acertar os detalhes do acordo político.
Durante o encontro não foi fechada a composição da chapa majoritária, como pressionam as principais lideranças da base aliada. Mas a reunião serviu para tranquilizar PSD e MDB, que os espaços estão garantidos, além de avançar sobre a formação das chapas proporcionais.
Veja mais notícias sobre PolÃtica, clique em florianonews.com/politica