Silvio Mendes confirma isenção da taxa de esgoto para 166 mil famÃlias
28/02/2025 15h46Fonte ClubeNews
Imagem: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews
Silvio Mendes

Cerca de 166 mil famílias residentes em Teresina (PI) terão isenção na taxa de ligação à rede de esgoto da capital. A medida foi confirmada pelo prefeito Silvio Mendes (União Brasil), nessa quinta-feira (27), no Palácio da Cidade.
O anúncio ocorreu sem a presença da diretoria-presidente da Águas de Teresina, Carolina Serafim. Em uma mensagem direta ao prefeito, minutos antes do comunicado, Serafim avisou que não conseguiria participar da reunião a tempo. A reunião desta quinta-feira serviria para discutir a cobrança da taxa de esgoto e não foi possível pela ausência da empresa.
Silvio Mendes explicou que a isenção da taxa de ligação será concedida à população cadastrada no CadÚnico. “Aquelas com menor poder aquisitivo estarão isentas da ligação à rede de esgoto. Isso é lei federal”, disse.
Além disso, Silvio Mendes afirmou que a taxa de ligação não deverá ser cobrada em um prazo de 90 dias após a implementação do sistema de saneamento básico.
A Águas de Teresina fixou o valor de R$ 956 para conectar as residências ao sistema de saneamento. Após os 90 dias, de acordo com Silvio Mendes, ficou determinado que a população deverá pagar apenas 50% da taxa de ligação pelo período de um ano.
“Foi negociado que depois que passar a rede de esgoto, não será cobrado a taxa de ligação durante um prazo de 90 dias. Até completar um ano, será cobrado metade do valor fixado pela empresa”, concluiu.
O prefeito afirmou que está à disposição para uma nova reunião com a representante da Águas de Teresina. “Vou aguardar uma nova reunião, vou estar disponível. Enquanto isso, a proibição de abertura de novas valas, onde quer que seja, será mantida. O Ministério Público tem uma cópia da notificação da Águas de Teresina”, concluiu.
Veja mais notícias sobre PolÃtica, clique em florianonews.com/politica