TRE faz alerta após mudanças em locais de votação em Teresina e no interior

03/10/2024 09h26


Fonte cidadeverde.com

Imagem: Arquivo/CidadeverdeTRE faz alerta após mudanças em locais de votação em Teresina e no interior.(Imagem:Arquivo/Cidadeverde)TRE faz alerta após mudanças em locais de votação em Teresina e no interior.

O Tribunal Regional Eleitoral fez um alerta a eleitores de todo o Piauí para consultarem o seu local de votação após mudanças em Teresina e em cidades do interior do estado. De acordo com o órgão, os novos locais podem ser consultados através do download do “e-título” e dos canais oficiais do órgão. Em Teresina quatro zonas eleitorais tiveram mudanças nos locais de votação, no interior cidades como José de Freitas, São Raimundo Nonato e Dom Inocêncio, por exemplo, sofreram alterações.

Informações sobre zona e mudanças ocorridas
Consulta ao local de votação
Mapa com locais de votação


O coordenador da sessão de eleições informatizadas do TRE, Leonardo Moraes, esclareceu a importância de baixar o e-título para não ter dificuldade no domingo.

“O e-título é atualizado automaticamente sempre que o cartório eleitoral, a zona eleitoral faz qualquer mudança. Ela lança essa informação no sistema e o título é automaticamente atualizado, não só com o endereço, mas também com a geolocalização, o que permite que o eleitor que ele consiga traçar uma rota até o novo local de votação, caso ele não conhece”, explicou.

O técnico do TRE explica que o app não poderá ser baixado no dia da eleição (6).

“No dia da eleição não vai ficar disponível, então a gente recomenda que os eleitores façam o download antes. Baixe o aplicativo o quanto antes, no sábado é possível que se registre instabilidades e dificuldades no sistema. O eleitor também pode telefonar para o nosso disque eleições, o 0800237 1000. Ele pode também consultar no site do TRE ou telefonar para o seu cartório eleitoral cujo o número de contato está disponível também na página do TRE”, afirmou.

Leonardo Moraes esclareceu ainda as consequências para quem não votar no próximo domingo.

“Quem não fizer a justificativa eleitoral no dia da eleição ou não justificar nos 60 dias posteriores, ele fica devendo uma multa e além disso, fica sem quitação eleitoral. Há uma série de dores de cabeça na vida do eleitor. Ele pode, por exemplo, passar um concurso e não conseguir assumir por que não tem a quitação eleitoral, não poderá fazer um empréstimo em uma instituição bancária pública como a Caixa Econômica no Brasil e por aí vai”, finalizou.

Tópicos: t?tulo, elei??o, mudan?as