Wellington Dias: "missão da Aliança Global será ampliar a adoção de bons programas nacionais"

22/04/2024 10h31


Fonte ClubeNews

A Aliança Global contra a Fome e a Pobreza é uma proposta apresentada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após o Brasil assumir a presidência do G20, em Nova Delhi, na Índia, em 2023.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), a meta é garantir a segurança alimentar e nutricional com, no mínimo, três refeições por dia às pessoas que vivem na linha da pobreza.

O objetivo da Aliança é estabelecer um mecanismo prático para mobilizar recursos financeiros e conhecimento dos países que são mais abundantes e canalizá-los nos lugares onde são mais necessários, apoiando a implementação e a ampliação da escala de ações, políticas e programas no nível nacional.

Para o ministro do MDS, Wellington Dias, a criação de uma cúpula global visa reunir as contribuições dos demais países para a erradicação da miséria nas nações menos desenvolvidas.

“A missão da Aliança será a de ampliar a adoção de bons programas nacionais, em grande escala, para acabar com a fome e a pobreza, políticas para garantir o direito humano à dignidade, o direito humano à alimentação adequada, nutritiva e saudável”, afirmou o ministro.
Imagem: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNewsMinistro Wellington Dias(Imagem:Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)Ministro Wellington Dias

Entre os dias 22 e 24 de maio, pelo menos 150 autoridades globais desembarcarão em Teresina (PI) para discutir o combate à fome e à pobreza.

A capital Teresina será uma das 13 cidades do Brasil que receberá os encontros temáticos do G20. O encontro final acontece em novembro no Rio de Janeiro, quando os chefes de estado e presidentes discutirão as pautas debatidas ao longo do ano.

“Queremos criar, com a participação de todos, um mecanismo que dará impulso político necessário para mobilizar os fundos e os mecanismos existentes; melhor organizá-los em torno de dois princípios: o foco nos mais pobres e vulneráveis e a implementação consistente de políticas nacionais”, ressaltou Dias.

Tópicos: fome, pobreza, pol?ticas