Wellington Dias quer cadastro de empresas junto a Adapi
12/11/2016 09h50Fonte GP1
O governador Wellington Dias (PT) encaminhou para a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) projeto de lei que tem como objetivo criar a Defesa Sanitária Vegetal no Estado para fazer o controle e prevenção de pragas. O governador já havia apresentado outro projeto para garantir a inspeção sanitária e industrial dos produtos de origem animal produzidos no Piauí e destinados ao consumo nos limites de sua área geográfica.
Com a lei, as pessoas físicas ou jurídicas que operam com plantas e produtos vegetais, hospedeiros de pragas regulamentadas, ficam obrigadas a cadastrar seus estabelecimentos junto à Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí. (Adapi), que seguirá as recomendações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
A Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz) somente despachará cargas, plantas e produtos vegetais, além de máquinas, equipamentos e implementos agrícolas usados depois de fiscalizados e liberados pelos fiscais da Adapi. A lei ainda define os valores das taxas de emissão de documentos e prestação de serviços.
Agora a lei será analisada nas comissões técnicas da Assembleia Legislativa e, se aprovada, irá para votação no plenário. Após ser sancionada, passará 180 dias para ser regulamentada.
Confira as últimas notícias sobre PolÃtica: florianonews.com/politica
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews