Wellington Dias retorna ao Ministério do Desenvolvimento e Jussara Lima assume mandato
06/02/2023 11h24Fonte ClubeNews
Imagem: AscomWellington Dias (PT)
O senador da República, Wellington Dias (PT-PI), retornou ao comando do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, após decreto de nomeação assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A medida foi publicada na edição de quinta-feira (2), do Diário Oficial da União.
Com a vacância no Senado Federal, quem assume o posto é a primeira suplente da vaga, Jussara Lima (PSD). A parlamentar deve assumir o mandato na tarde desta segunda-feira (6). Ela é esposa do deputado federal Júlio César Lima (PSD) e mãe do deputado estadual Georgiano Neto (MDB).
Wellington Dias foi empossado ministro no dia 2 de janeiro, confirmando as especulações quanto à condução do piauiense a um cargo no primeiro escalão do Governo Lula. Desde o fim das eleições, no dia 30 de outubro, o senador era cogitado para integrar o grupo de ministros do Poder Executivo.
O ministro foi exonerado do cargo no dia 31 de janeiro para poder tomar posse como senador da República, no dia 1º de fevereiro, em Brasília. Logo após a solenidade, Wellington Dias apresentou à Mesa Diretora do Senado, novamente, o pedido de licença da Casa para retornar ao Ministério.
Terceira mulher no Senado
Imagem: Reprodução/InstagramJussara Lima
Jussara Lima será a terceira mulher a representar o Piauí no Senado, porém, na condição de suplente. Até hoje, as mulheres que compuseram a bancada piauiense no Senado eram suplentes de chapas encabeças por homens. E, conforme previsto na Constituição Federal, os substitutos de senadores são convocados após o afastamento temporário ou definitivo dos titulares da vaga.
Já representaram o estado como senadora, Regina Sousa (PT) – que ocupou uma cadeira no Senado Federal após Wellington Dias renunciar ao cargo para assumir o Governo do Piauí em 2015 – e Eliane Nogueira (Progressistas) – conduzida ao cargo após o filho, senador Ciro Nogueira (Progressistas), tomar posse como Ministro da Casa Civil.
Confira as últimas notícias sobre PolÃtica: florianonews.com/politica
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews