Wellington inaugura Centro de Atendimento Psicossocial Infanto-Juvenil

08/09/2015 16h33


Fonte Governo do Piauí

O governador Wellington Dias participou, na manhã desta terça-feira (8), da entrega da sede própria do Centro de Assistência Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi) Dr. Martinelli Cavalca, que passa a funcionar, a partir de agora, no bairro Buenos Aires. O Centro funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30, e prestará atendimento a crianças e adolescentes, com faixa etária de 10 a 18 anos, que tenham transtornos mentais ou sejam usuários de álcool e outras drogas.

Na oportunidade, o governador garantiu que, por este ser um serviço da saúde prestado em nível estadual, o Centro poderá referenciar outros municípios do estado. “A ideia é levar esse serviço para todo o Piauí, por meio de parcerias com as prefeituras municipais e com o Governo Federal”, explicou Wellington, que falou do projeto de criar uma unidade com atendimento psicossocial que funcione 24 horas.

Imagem: Francisco Leal Governador inaugura Capsi Dr. Martinelli Cavalca, no Buenos Aires.(Imagem:Francisco Leal) Governador inaugura Capsi Dr. Martinelli Cavalca, no Buenos Aires.

O gestor destacou ainda que, além do atendimento psicossocial realizado pela Secretaria da Saúde (Sesapi), outras secretarias estaduais, como a Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc), deverão investir na ressocialização dos usuários de álcool e drogas.

“Serviços como atendimento psicológico especializado, tratamento com internação em hospitais e em comunidades terapêuticas são de grande importância. Mas a reinserção social, com carinho e com responsabilidade, é fundamental”, frisou Dias.

Segundo o secretário da Saúde, Francisco Costa, o CAPSi deve atender em média 800 pacientes por mês, prestando assistência psicossocial às crianças e adolescentes e às suas famílias. O secretário destaca que o atendimento será no sentido de acolher essa clientela. "A intenção é oferecer acolhimento humanizado à criança e ao adolescente, bem como para família. Vamos dispor de psiquiatras e toda uma equipe multidisplinar para dar total apoio à reabilitação dessa criança, desse jovem. A intenção é descentralizar os serviços e instalar centros em outras cidades do Piauí", afirmou Francisco Costa.

Imagem: Francisco LealO governador garantiu que o Centro poderá referenciar outros municípios do estado.(Imagem:Francisco Leal)O governador garantiu que o Centro poderá referenciar outros municípios do estado.

Para ter acesso aos serviços oferecidos pelo CAPSi, o paciente deverá vir da Unidade Básica de Saúde (UBS), com a referência para a Central de Marcação de Consultas de Teresina, onde será feita a regulação e o agendamento para o Centro. Anteriormente, os pacientes eram atendidos em um espaço anexo ao Hospital Areolino de Abreu.

O CAPSi conta com um espaço amplo, com consultórios, espaço para terapia, área esportiva, refeitório e brinquedoteca. O Centro oferece serviço de acompanhamento clínico e reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários, além do atendimento nos momentos de crise. O tratamento também busca a rede de suporte social, preocupando-se com a pessoa, sua história, sua cultura e sua vida cotidiana.


Veja mais notícias sobre Política, clique em florianonews.com/politica