Wellington participa da abertura do 40º Encontro de Folguedos
20/08/2016 09h10Fonte GP1
A 40ª edição do Encontro Nacional de Folguedos de Teresina foi lançada na noite de sexta-feira (19), com a presença do governador Wellington Dias, da senadora Regina Sousa e do secretário estadual de Cultura, Fábio Novo. O evento acontece na Vila Olímpica do Albertão, até a próxima segunda-feira (22).A abertura do evento teve a fala do governador Wellington Dias, seguida dos fogos de artifício. Logo após, a orquestra sinfônica de Teresina iniciou as apresentações, com canções de Luiz Gonzaga interpretadas por João Claudio Moreno. Wellington destacou a reunião de expressões culturais no evento que já é tradicional do estado.
“O principal evento cultural do Piauí, nós recebemos nesse período do ano 150 mil até 200 mil pessoas que participam durante o dia e principalmente durante a noite, hoje sexta-feira, sábado, domingo até segunda-feira, ao lado do Albertão, com shows, música de qualidade, com bumba meu boi, reisado, apresentações culturais diversas. Temos a presença da cultura popular que tem o boi como raiz, do Maranhão, da Paraíba, de Pernambuco”, declarou.
Imagem: GP1
A diretora da Unidade de Articulação Cultural da Secult, Bid Lima, afirmou que o evento não é apenas importante para a cultura do Piauí, mas possui importância “para todo o nordeste e para todo o Brasil, pois é um evento que já foi consolidado e chega em sua 40ª edição”. Para ela, o Encontro Nacional de Folguedos mostra que “nossa cultura é sólida, é forte, de fato funciona, porque sobrevive apesar das dificuldades que lhe acontecem. Não é só no mês de junho e julho, mas em agosto, como estamos fazendo o evento, a gente pode perceber a participação de populares, vemos a nossa cultura viva e com muita gente louvando e batendo palmas para o que estamos fazendo, principalmente batendo palmas para os artistas da cultura popular”.
O secretário estadual de Cultura, Fábio Novo, falou da mudança na data do Encontro que ocorreu desde o ano passado, tradicionalmente ocorrido em julho, migrou para o mês de agosto. “Não tenho dúvidas que nós iremos repetir o grande sucesso do ano passado. Aqui nós temos um extrato da produção cultural do Piauí, o reisado, o boi, as aquadrilhas, o artesanato do Piauí, a comida típica, o grafite, é toda uma produção que se reúne na maior festa popular do Piauí, que atrai outros estados. Está aqui, o Pará, Maranhão, Tocantins, Pernambuco, Bahia. Agosto é o mês do folclore e o mês que tem poucos eventos em Teresina, a gente consegue realizar o evento com bastante qualidade, por um preço baixo. O que estamos gastando aqui é metade do que se gastaria no mês de julho”, informou.
Imagem: GP1