Nutricionista desmistifica trocas de alimentos nas dietas para emagrecimento
23/06/2024 11h13Fonte ClubeNews
Imagem: G1 e Agência BrasilCuscuz e pão francês
Quando a troca de um alimento por outro durante uma dieta é desnecessário? O nutricionista Crause Celso explica que muitas mudanças são irrelevantes e não trazem benefícios significativos para a saúde.
No processo de emagrecimento, alguns produtos trocados chegam a ser mais calóricos que os mais comuns. O nutricionista desmitificou alguns desses alimentos.
Margarina X manteiga
“Antigamente se achava que trocar margarina por manteiga era mais saudável. Só que hoje se sabe que a margarina em virtude da quantidade de gorduras polinsaturadas – que são protetores cardíacos – mais saudáveis. Se você realmente gosta da manteiga, fique a vontade. Porém, hoje sabe que a margarina ainda é melhor do que a manteiga”, conta.
Batata inglesa X batata-doce
Para o emagrecimento, o nutricionista explica que ainda existe um mito que a batata inglesa é uma “vilã” na alimentação. Mas, ao contrário do que muitas pessoas acham, a batata inglesa tem muito menos caloria que a batata-doce e pode ajudar no emagrecimento.
Beiju X pão francês X cuscuz
“Todo mundo pensa que o beiju é muito mais saudável do que o pão. Mas, 50 gramas de pão francês só tem vinte e dois gramas de carboidrato, a mesma quantidade de gramas no beiju tem muito mais carboidratos, sendo duas vezes mais calóricos do que o pão. Também é utilizado menos conservantes e menos auditivos na produção do pão francês”, frisa.
Além disso, o especialista explica que o cuscuz é a melhor opção de café da manhã, uma vez que possui carboidratos e fibras suficientes para manter a saciedade. O cuscuz pode ser usado tanto no emagrecimento quanto no ganho de massa muscular.
Arroz normal X arroz integral
“Essa troca é desnecessária. Arroz branco e arroz integral tem praticamente a mesma quantidade de calorias. A única diferença é a quantidade de fibras. Mas se você quiser adicionar fibras na sua dieta, coloca uma chia, linhaça ou aveia. A diferença você vai sentir no bolso, mas em termos de saúde não vai fazer diferença alguma”, explica.
Açúcar normal X açúcar mascavo
Por fim, o nutricionista Crause Celso fala sobre a diferença praticamente nula entre o açúcar branco e o açúcar marrom. Ambos têm a mesma quantidade de carboidratos, a única diferença, assim como o arroz normal e integral, é o preço nas prateleiras do mercado.
“Dentro do seu corpo tudo vai se transformar em glicose. Então vai ter o mesmo impacto na sua glicemia. Uma pessoa que é diabético ou pré-diabético e utiliza o açúcar mascavo vai ter a glicemia aumentada da mesma forma”, conclui.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook