11° Parada da Diversidade de Teresina "bombou": 30 mil pessoas ocuparam a Avenida Raul Lopes

02/09/2012 06h22


Fonte Meio Norte

Imagem: DivulgaçãoParada da diversidade bombou na Avenida Raul Lopes.(Imagem:Divulgação)Parada da diversidade bombou na Avenida Raul Lopes.

A música da cantora e compositora norte americana, Kety Perry de conforto e de incentivo aos que sofrem descriminação e abusos foi a trilha sonora principal da 11° Parada da Diversidade de Teresina, realizada na tarde desse sábado (01), na Avenida Raul Lopes e organizada pelo grupo Matizes que conseguiu esse ano a maior manifestação pela diversidade e de protesto contra a discriminação e o preconceito da sexualidade de diversos.

Os organizadores e a Polícia Militar avaliaram que 30 mil pessoas participaram da Parada da Diversidade às 18h30min e que tem seu ápice na Ponte Estaiada, ponto turístico teresinense.

“A parada bombou”, afirmou Carmem Lúcia do movimento Matizes. A diretora do grupo Matizes, Marinalva Santana puxou uma vaia para os políticos oportunistas que estavam aproveitando o evento para fins pessoais e pediu aplausos aos que tem manifestado apoio a causa da diversidade.

“Vamos vaiar que está botando as mãos nas nossas costas, mas quando se elegem viram as costas pra gente”, declarou Santana.

Antes do início da manifestação a jornalista, Nayara Felizardo, do Jornal Meio Norte recebeu a faixa de madrinha da 11° Parada da Diversidade e o historiador, economista e professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Solimar Oliveira, recebeu a faixa de padrinho da parada. Os carros de som e trio elétricos espalhados por toda Avenida Raul Lopes tocavam músicas tecno, eletrônico, funk e músicas populares brasileiras. Muitos foram fantasiados de coelhinhos, com perucas punk, transformistas, com roupas transparentes, maiô e rosto pintado.

Imagem: DivulgaçãoParada da diversidade bombou na Avenida Raul Lopes.(Imagem:Divulgação)Parada da diversidade bombou na Avenida Raul Lopes.

Imagem: DivulgaçãoParada da diversidade bombou na Avenida Raul Lopes.(Imagem:Divulgação)Parada da diversidade bombou na Avenida Raul Lopes.

A presidente do grupo Matizes, Maria José Ventura, disse que a cada ano aumenta a participação de toda sociedade. “O aumento da participação na parada da diversidade é porque está aumentando a conscientização das pessoas em relação aos seus direitos, nós temos não só a participação de gays, lésbicas e travestis mais como héteros e toda a sociedade. A sociedade está ficando a cada dia mais politizada e com uma melhor escolaridade capaz de compreender as diversidades sexuais”, declarou Maria José Ventura.

Muitas pessoas usaram a própria bandeira da diversidade, com as cores do arco-íris para usarem como roupa.

Participaram da 11° Parada da Diversidade caravanas de Picos, Parnaíba, Piripiri, José de Freitas, Cabeceiras, São Raimundo Nonato, Timon (MA) e Caxias (MA).



Veja mais notícias sobre Teresina, clique em florianonews.com/teresina