52 são internados com suspeita de dengue só no fim de semana

05/07/2010 08h39


Fonte Cidade Verde

Os hospitais públicos de Teresina registraram a internação de 52 pessoas com suspeita de dengue somente neste final de semana. Os médicos da Fundação Municipal de Saúde estão preocupados com o número crescente de pessoas infectadas e com a gravidade dos casos.


Segundo a gerente de epidemiologia da FMS, Amparo Salmito, no final de semana passado foram 30 internações e neste já aumentou para 52. "Esse número vem sendo progressivo. Todos os casos são preocupantes. Nós tínhamos um controle das infestações até o final de maio. Mas com as chuvas espassas que ocorreram no início de junho nos fugiu o controle. Precisamos da ajuda da população porque o lixo é o principal criadouro do mosquito. As pessoas precisam recolher o lixo em casa e manter as residências arejadas. Nos primeiros sintomas procurar logo um médico", explicou a gerente em entrevista ao Notícia da Manhã.



 


Toda a cidade tem casos registrados. Os bairros mais atingidos são Itararé, Alto da Ressurreição, Monte Castelo, Bela Vista, Saci, Renascença, Buenos Aires, Água Mineral, Memorare, dentre outros.


A médica Amparo Salmito afirmou ainda que as festas de comemorações pelas vitórias do Brasil na Copa ajudaram na disseminação do mosquito. "Isso por causa do lixo acumulado. Por conta do aumento do lixo as SDUs tiveram que contratar mais 50 homens para ajudar na limpeza", relatou.


Aquelas pessoas que apresentarem os primeiros sintomas devem procurar logo um posto de saúde. Os sintomas são febre alta, dor atrás dos olhos, dor abdominal intensa, moleza e derrame pleural. Ao aparecimento de algum desses sintomas é preciso hidratar muito bem e procurar um médico com urgência.