Câmara aprova projeto de lei que cria táxi-lotação em Teresina
02/06/2021 18h15Fonte G1
Imagem: ReproduçãoClique para ampliar
A Câmara Municipal de Teresina (CMT) aprovou nesta quarta-feira (2), um projeto de lei que institui táxi-lotação como transporte alternativo na capital. Agora, a proposta segue para sanção do prefeito de capital, Dr. Pessoa (MDB).O projeto de lei é de autoria do vereador Leonardo Eulálio (PL) e foi pensado, segundo o parlamentar, junto com as cooperativas de táxi e o Sindicato de Taxistas de Teresina (Sinditaxi). A ideia é ofertar uma nova modalidade de transporte na capital e garantir mais mobilidade aos cidadãos, em meio às dificuldades enfrentadas com o transporte público.
“Acredito que esse impasse entre o poder público e empresas privadas vai se alastrar por um bom período. É uma alternativa nesse momento de intransigência e sofrimento para a população. São táxis bem equipados, revisados e auditados através do alvará que acontece anualmente”, contou o vereador.
O táxi-lotação deve percorrer as mesmas vias dos ônibus, obedecendo à padronização do percurso elaborado pela Prefeitura de Teresina. Com a capacidade de até quatro passageiros, o valor cobrado deve ser em até R$ 5.
“Temos de um lado uma classe trabalhadora, que foi sacrificada pela pandemia e não foi olhada pelo poder público. Do outro lado, temos a população que não consegue se locomover. O que a gente quer é dar condições de conforto, segurança e valor justo”, completou o vereador.
Segundo a vereadora Teresinha Medeiros (PSL), o serviço já é utilizado em capitais como Rio Branco, Cuiabá, Roraima e Brasília.
“Essa é uma nova modalidade, a sociedade deve ter essas oportunidades, ter opção da qualidade de modalidade da pessoa. Infelizmente estamos vivendo em um sistema que está falido. Se não estão dando as condições para que o povo tenha suas necessidades atendidas, nada melhor do que apresentar alternativas”, disse a vereadora Teresinha Medeiros (PSL).
Confira as últimas notícias sobre Teresina: florianonews.com/teresina
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews