Caminhada do Outubro Rosa reúne mais de 5 mil pessoas em Teresina

11/10/2014 13h15


Fonte G1 PI

Imagem: Fundação Maria Carvalho SantosEvento reuniu mais de cinco mil pessoas neste sábado em Teresina.(Imagem:Fundação Maria Carvalho Santos)Evento reuniu mais de cinco mil pessoas neste sábado em Teresina.

Mais de cinco mil pessoas participaram na manhã deste sábado (11) da Caminhada do Outubro Rosa, que tem como objetivo atrair a atenção sobre a importância do diagnóstico precoce na cura do câncer de mama. No Brasil, 12 mil mulheres morrem por ano em decorrência da doença e 509 novos casos são diagnosticados no Piauí.

A 9° edição da caminhada promovida pela Fundação Maria Carvalho Santos iniciou às 7h com concentração no adro da Igreja São Benedito e seguiu ao longo da Avenida Frei Serafim, em direção à sede da entidade, no bairro Ilhotas, Zona Sul de Teresina. O eventou contou também com show musical, dia de beleza, atividades artísticas e esportivas.

Segundo a diretora da Fundação, Ana Célia, durante a caminhada 800 senhas foram distribuídas a mulheres a partir dos 40 anos, que receberam atendimento médico no final do evento. "Esta caminhada é um exemplo do esforço de muitas mulheres que lutam contra o câncer de mama e a cada ano temos mais pessoas engajadas com o nosso projeto", declarou.

Imagem: Catarina Costa/G1Clique para ampliarCasal falou sobre a importância do apoio da família no tratamento da doença.(Imagem:Catarina Costa/G1)Casal falou sobre a importância do apoio da família no tratamento da doença.

O empresário José Filho foi um dos que abraçou a causa após a sua esposa ter câncer e participa todos os anos do evento. "O marido é fundamental na recuperação da mulher que teve câncer de mama, porque aumenta alto estima dela e ajuda na cura", frisou José, que ganhou a medalha de esposo exemplar da organização da caminhada.

Elenize Bezerra, esposa do empresário, contou ter dito câncer há seis anos, mas recentemente ter saído do grupo de risco e por adesão ao movimento comparece a toda caminhada. Ela lembrou como foi o tratamento e a importância da família na recuperação.

"Meu marido surpreendeu todo mundo, acho que ele sofreu mais do que eu. Lembro que quando chegava na clínica para fazer quimioterapia, o José já tinha enviado rosas. No último dia do tratamento ele mandou flores para todas as mulheres do hospital. Meu esposo e minha filha foram fundamentais para esta virada",
contou.

De acordo com Ana Céllia, o Outubro Rosa contou com várias programações durante toda a semana para mostrar a importância do tratamento preconce e finalizou neste sábado com a caminhada. "Atualmente atendemos mais de 3200 mulheres, com as ações que ocorrem durante o ano e envolvem, por exemplo, acompanhamento psicológico, fisioterápico e distribuição de medicamentos essenciais ao tratamento do câncer", disse.