Cerca de 300 famílias são despejadas de invasão na Zona Leste de Teresina

18/08/2015 08h15


Fonte G1 PI

Cerca de 300 famílias foram despejadas na manhã desta segunda-feira (17) do terreno da Prefeitura de Teresina localizado no Vale do Gavião, Zona Leste da cidade. Revoltados com ação, os invasores chegaram a interditar a principal via de acesso dos ônibus e prometeram não sair do local até negociação com o prefeito Firmino Filho.

Segundo o manifestante Valdano Sousa, a ocupação começou há dois meses e o terreno era utilizado para desmanche de motos, esconderijo de assaltantes e depósito de lixo. Ele alegou ainda que há 15 anos o espaço é inutilizado pela prefeitura e as famílias vão permanecer no local.

Imagem: Catarina Costa / G1Famílilas foram despejadas de terreno da prefeitura no Vale do Gavião.(Imagem:Catarina Costa / G1)Famílilas foram despejadas de terreno da prefeitura no Vale do Gavião.


"Estamos aqui por necessidade, porque queremos um local para morar. Muitas famílias já se inscreveram no programa do governo para ganhar uma casa e nunca foram beneficiadas. A equipe da prefeitura chegou sem aviso, derrubando tudo com serras e tratatores, sem nos dar um direito de resposta", disse Valdano.

A aposentada Francisca Bernades, de 65 anos, contou ter invadido o terreno para conseguir uma casa para os quatro filhos, que vivem com ela e mais oito netos em uma casa alugada no Cidade Leste. "Nao tenho mais condições de pagar aluguel e alimentar minha família", declarou.

Após tentar se inscrever seis anos no programa Minha Casa, Minha Vida, a empregada doméstica Antônia Maria Sousa decidiu também invadir o local. Ela e o marido declararam que vão dormir no terreno até conseguir um imóvel. "Não temos onde morar e os políticos só olharam para gente quando é época de eleição. Não vamos sair daqui até conquistar o que queremos", comentou.

Na semana passada o Bom Dia Piauí mostrou a indignação dos moradores do bairro, que tinham denunciado os efeitos da invasão à Superintendência de Desenvolvimento Urbano Leste (SDU). De acordo com eles, várias árvores nativas estão sendo destruídas e constantemente são provocadas queimadas na região pelos invasores.

Nota

A Superintendência de Desenvolvimento Urbano Leste (SDU) informou que uma equipe de fiscalização com o apoio da Assessoria Militar da Prefeitura realizou na manhã de desta segunda-feira (17), a retirada dos invasores nas áreas ocupadas. O plano de remoção foi considerado positivo, uma vez que não houve reação contrária dos ocupantes.

Para a SDU, a retirada foi necessária pelo fato da invasão acontecer em áreas verdes da cidade que é de domínio da Prefeitura de Teresina.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook