Comunidades discutem falta de estrutura das áreas rurais de Teresina

06/04/2014 11h44


Fonte G1 PI

Um encontro reuniu em Teresina representantes de 100 comunidades da zona rural da capital. A preocupação maior é com as garantias das condições de permanência do homem do campo no local de origem, já que nos povoados, os moradores convivem com a falta de estrutura e querem melhorias.

Segundo Moisés Silva, presidente da Federação da Zona Rural de Teresina, a intenção é reivindicar melhorias para as comunidades. "Para que a gente tenha uma estrada de qualidade, energia de qualidade, uma produção agrícola de qualidade", afirmou.

A zona Rural de Teresina é uma das maiores entre as capitais brasileiras, representando 85% da extensão territorial do município. A população de 46 mil habitantes ainda enfrenta uma série de problemas e um dos principais é a má qualidade do fornecimento de energia elétrica.

No povoado Santa Luz, onde vivem quatro mil pessoas, a comunidade fez um registro dos dias em que ficou na escuridão. "De 90 dias, a gente contou as horas (que ficaram sem energia) e dá mais ou menos, transformando isso em dias, 60 dias. Ou seja, em três meses, dois deles ficamos sem luz", disse o agricultor João da Cruz.

Outras dificuldade são a falta de segurança e de oportunidades de trabalho. Há 10 anos, o Governo do Estado criou o projeto cinturão verde, para incentivar a produção agrícola na região. 36 famílias foram selecionadas, mas pelo menos 10 desistiram por falta de estrutura de energia e irrigação.

Paulo Lopes, superintendente de desenvolvimento rural de Teresina, promete melhorias. "Nós estamos com uma parceria com a SDR do Estado, revitalizando as áreas de cinturão verde. Então, nós estamos com esse projeto em andamento na Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba). Nós temos uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social para hortas comunitárias e vamos também revitalizar as cercas das hortas dos campos agrícolas", afirmou.


Veja mais notícias sobre Teresina, clique em florianonews.com/teresina