Corpo de Bombeiros recebe 30 chamados por dia em Teresina

18/08/2014 08h21


Fonte G1 PI

Imagem: Reprodução/TV ClubeClique para ampliarNajra Nunes(Imagem:Reprodução/TV Clube)Najra Nunes

O aumento no número de focos de queimada tem preocupado o Corpo de Bombeiros em todo o estado. A situação é preocupante, pois a elevação da temperatura contribui para o aumento dos focos de queimada e a corporação tem um efetivo reduzido e por isso não tem como atender a todos os casos. Segundo o Corpo de Bombeiros, a corporação tem recebido cerca de 30 a 40 chamados por dia em Teresina.

A major Najra Nunes, do Corpo de Bombeiros, afirmou que não tem como atender a todas as ocorrências, mas as consideradas mais graves são atendidas. “Não temos um efetivo para tender a todos os casos, por isso quando atendemos o chamado o atendente faz alguns questionamentos para avaliar a situação. Com essas informações fazemos uma triagem e atendemos os casos mais graves. Temos quatro carros para atender essas ocorrências, mas como há um efetivo reduzido não temos como ocupar os quatro carros”, explicou.

O aumento da temperatura contribui para tornar a vegetação mais seca o que é propicia as incidências de incêndio. “Tivemos um aumento considerável nesse mês e a tendência é aumentar, pois vamos entrar na época mais quente do ano. Nesse tempo a vegetação está seca e ajuda na incidência de incêndios. Temos que contar com a ajuda da população, pois muitos dos casos são iniciados por uma ação humana. Geralmente a população junta lixo e toca fogo, o que é um risco, pois o fogo muda de direção muito rápido e com o tempo quente pode tomar uma proporção e fugir do controle”, contou a major.

O Corpo de Bombeiros orienta que a população não comece nenhum tipo de queimada e explica que tocar fogo nos terrenos para fazer a limpeza não é a forma adequada. “A limpeza de terreno através da queimada não é a forma adequada. Esse é um dos principais focos de queimada, por isso orientamos que para limpar o terreno o proprietário busque ajuda junto ao Corpo de Bombeiros, que vai dar as orientações necessárias para que seja feita uma limpeza correta e sem riscos para a população.”, afirmou a Major.

Em casos de ocorrência ligar para o Corpo de Bombeiros através do número 193.

Confira as últimas notícias sobre Teresina: florianonews.com/teresina
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews