DEBATE DA MN:JVC, Wilsão e Silvio atacam e são atacados
16/07/2010 08h54Fonte 180 graus
Em debate de duas horas e vinte minutos realizado pela TV Meio Norte entre os candidatos a governador, muitas críticas de parte a parte, algumas denúncias e apresentação de propostas que todos os eleitores já conhecem muito bem - de outros carnavais e eleições.
Os candidatos Silvio Mendes (PSDB) e Wilson Martins (PSB), talvez por terem sido companheiros de partido, protagonizaram os principais ataques mútuos, mas não se pode esquecer a participação determinante de Teresa Britto (PV), que começou nervosamente mas em seguida se acostumou com o calor do enfrentamento e atacou duramente o governo do estado (atual e anterior). "O governo está tomado pela corrupção", afirmou ela.
O candidato João Vicente Claudino (PTB) também apresentou questionamentos que, se levados a fundo, podem comprometer figuras públicas importantes da atualidade. Ele disse que é muito importante sabermos como determinados elementos do governo conseguiram enriquecer rapidamente.
"Deve ser algum tipo de mágica", insinuou. O tema foi motivo de amplo debate na Assembleia Legislativa ao longo da semana, inclusive com troca de ofensas verbas entre deputados estaduais. Na TV MN, João Vicente enfatiza: "Não conheço outra forma decente de enriquecimento que não seja o trabalho."
Imagem: 180 grausCandidatos a governador e Maia Veloso mediou o debate
WILSÃO, LULA E W.DIAS
Wilson Martins pregou a continuidade do modelo administrativo em andamento, que ele herdou de Wellington Dias e que seria inspirado em Lula. Aliás, repetiu o nome de Lula várias vezes. Utilizou o programa social Bolsa Família como argumento para tentar seduzir o eleitorado. Teresa Britto disse: alto lá. O Bolsa Família é programa federal, falta o governo do estado fazer a sua parte.
Francisco Macedo (PMN) repete o mesmo discurso desde 1990, quando disputou primeiro mandato de governador (sem sucesso). Espera ter melhor desempenho agora. Segundo ele, o estado precisa se desenvolver com incentivo ao setor produtivo. Romualdo Brazil defende a reforma agrária e fortalecimento do funcionalismo público. Também defende o fim das isenções fiscais para grandes empresas e melhor atendimento aos pequenos empresários.
Imagem: 180 grausJVC, Teresa Brito e Romualdo
SILVIO ATACA E É ATACADO
Silvio Mendes proclama mudança. Segundo ele, o governo atual não soube aproveitar as potencialidades do Piauí para gerar desenvolvimento. Houve muita propaganda, pouco trabalho. É preciso concluir obras em andamento para depois colher os frutos com emprego e renda para a maioria da população.
Não pode haver desenvolvimento sem estrutura. Por isso, quer concluir porto de Luiz Correia, reformar estrada de ferro Teresina/Luiz Correia, concluir a rodovia Transcerrados, dentre outras ações de grande impacto. Ele admite que, como prefeito, recebeu ajuda dos governos estadual e federal, no entanto lembrou que isso não é nenhum favor - porque o dinheiro público é do povo e deve voltar em seu benefício.
Imagem: 180 grausSilvio, Wilsão e Macedo
'BERÇO' DA FAMÍLIA CLAUDINO
Para JVC, para desenvolver é preciso aplicar recursos na educação. Ele também critica o setor de saúde e segurança pública. O governo atual não tem dado a importância que estes setores merecem. Os candidatos Lourdes Melo (PCO), Geraldo Carvalho (PSTU) e Major Avelar (PSL) não tomaram parte no debate da MN. Seus partidos não possuem representação na Câmara Federal. JVC falava de "berço" quando o candidato Romualdo Brazil o interrogou: "O senhor fala de berço? Uma família onde o pai (seu joão Claudino) tem um patrimônio declarado de quase R$ 1 bilhão e um estado pobre como o Piauí".
O debate transcorreu, na média geral, apesar de alguns enfrentamentos, em clima de normalidade. Do lado de fora, no finzinho do programa, uma chuva fina. Milhares de militantes dos diversos candidatos permaneceram empolgados. Sacodem bandeiras, gritam palavras de ordem. A apresentadora Maia Veloso comemora: o debate foi um sucesso, a festa da democracia se fez plena. Espera-se que persista desta forma. Uma das maiores surpresas foi Romualdo pelas críticas que fez. Sem contar a roupa que usava, um casaco bem ao estilo "motoqueiro". Mas o que mais decepcionou foi o desempenho de Teresa Brito, que demonstrou nervosismo e foi considerada a mais fraca em seu desempenho.
Imagem: 180 grausCandidatos conversam durante o intervalo
Imagem: 180 grausMilitantes do PSB fazem banderaço
Confira as últimas notícias sobre Teresina: florianonews.com/teresina
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews