Dois bebês infectados em UTI de maternidade no Piauà estão curados da Covid-19
01/07/2021 21h00Fonte G1 PI
Imagem: Laura MouraDois bebês infectados em UTI de maternidade no Piauí estão curados da Covid-19.
Os dois bebês infectados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Maternidade Wall Ferraz (CIAMCA), em Teresina, estão curados da Covid-19. A informação foi confirmada ao G1 pela direção do Hospital Infantil Lucídio Portela (HILP), onde as crianças estão atualmente internadas.
"Os dois bebês ainda continuam internados na UTI, mas não correm mais riscos. Nessa terça-feira, o bebê que estava intubado, foi extubado e segue em recuperação, recebendo apenas oxigênio por um cateter. A outra criança, embora estável, tem cardiopatia então está sob observação ", revelou o diretor do Hospital Infantil, Vinícius Nascimento.
Os dois recém-nascidos, um menino de dois meses e uma menina de um mês e 20 dias, foram transferidos para o Hospital Infantil ainda na semana passada. De acordo com o diretor Vinícius Nascimento, o caso dos dois bebês transferidos era complexo. Eles estão em observação na UTI Covid e após receberem alta vão para a UTI geral.
Após o surto de Covid-19, a UTI da Maternidade Wall Ferraz foi fechada para novos pacientes até que a Comissão de Controle de Infecção Hospitar (CCIH) autorize a reabertura. Outros dois bebês infectados no CIAMCA foram transferidos esta semana para as maternidades Evangelina Rosa e Promorar, em Teresina.
A direção da Maternidade Dona Evangelina Rosa, referência em alta complexidade, informou que o bebê com Covid-19 continua em estado grave, porém estável e sem febre, está com uso de ventilação mecânica e alimentação parenteral (via intravenosa) e soro.
O quarto bebê continua internado na Maternidade do Promorar, mas a Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que não tem autorização para repassar informações sobre o seu estado de saúde.
UTI de maternidade fechada
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Maternidade Municipal Wall Ferraz (CIAMCA), em Teresina, está fechada para receber novos pacientes depois dos casos dos bebês que positivam para a Covid-19.
A FMS também disse que as seis crianças que estavam internados na UTI foram submetidas ao teste para Covid-19. No dia 25 de junho, dos seis pacientes, quatro testaram positivo.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook