Em Teresina, 78 refugiados venezuelanos testam positivo para a Covid-19; um está na UTI

26/06/2020 14h57


Fonte G1 PI

Imagem: Rafaela Leal/G1 PIVenezuelanos em Centro Social, na Zona Norte de Teresina.(Imagem:Rafaela Leal/G1 PI)Venezuelanos em Centro Social, na Zona Norte de Teresina.

Segundo a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), 78 refugiados venezuelanos testaram positivo para a Covid-19 neste mês de junho. A maioria deles está assintomática ou com sintomas leves da doença. Um deles, contudo, se encontra internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital de Teresina, em estado grave.

Em entrevista ao G1, a secretária Janaína Carvalho informou que o refugiado internado apresentou resistência ao cumprimento dos protocolos de saúde para prevenção da Covid-19 e ao tratamento após ter sido diagnosticado com a doença. Não há informações se ele apresenta comorbidades.

“Nós iniciamos os testes a partir do dia 15 de junho. A testagem tem sido feita pela equipe de Atenção Básica da FMS. A grande maioria assintomático e os demais com sintomas bem leves. Nós temos um único internado, que é um senhor de 58 anos. Ele está em estado grave. Esse senhor foi acompanhado desde o início, mas resistiu aos protocolos de saúde, de internação, de tratamento e por isso que o quadro dele se agravou”,
afirmou.

Os venezuelanos que foram infectados pelo coronavírus permaneceram nos abrigos. Somente em alguns casos, os refugiados foram transferidos para cumprirem o isolamento social.

“Os positivados estão monitorados pela saúde, continuam nos abrigos, utilizando as EPIs que temos garantido desde o início da pandemia e, alguns casos, eles estiveram isolados em uma casa que já é uma unidade nossa. Nós remanejamos para essa casa para que ficassem em isolamento. Eles cumpriram e voltaram para o abrigo. Então, nós estamos tentando estruturar, garantir um outro local para que os infectados sejam isolados para este outro espaço”,
explicou a secretária.

De acordo com a Semcaspi, em Teresina há 203 venezuelanos refugiados distribuídos em três abrigos, oficialmente. As testagens para a Covid-19 iniciaram no fim do mês de maio. 

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook