Exploração do trabalho infantil é alvo de operação no Centro de Teresina

12/06/2015 09h10


Fonte G1 PI

Imagem: G1 PIClique para ampliarBares e casas de prostituição foram os alvos principais das equipes.(Imagem:G1 PI)Bares e casas de prostituição foram os alvos principais das equipes.

O dia 12 de junho é o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil. E em alusão a data, diversos órgãos realizaram na noite dessa quinta-feira (11) uma operação para tentar encontrar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade no Centro de Teresina. Vários locais foram vistoriados, principalmente bares e casas de prostituição.

Participaram da operação representantes da Prefeitura de Teresina, do Conselho Tutelar, do Ministério Público do Estado, da Delegacia da Infância e Adolescência e da Vara da Infância e Juventude. A Polícia Militar acompanhou as equipes durante a fiscalização e deu apoio a operação.

"Uma preocupação específica é com as violações de direitos da criança e adolescente e o enfrentamento à situação de violência contra jovens, a exploração sexual e o trabalho infantil", destacou a secretária de Assistência Social de Teresina,
Mauricéia Carneiro.

Um representante da SDU Centro-Norte fez parte da equipe para notificar os estabelecimentos identificados com irregularidades. "Dependendo da irregularidade, o alvará do estabelecimento pode ser cassado e poderá ser até mesmo interditado", disse Eneas Costa, gerente físico da SDU.

Alguns locais fiscalizados foram estabelecimentos onde a polícia, em outras ocasiões, já encontrou menores em situação de prostituição. O trabalho começou no Centro da cidade e deverá se espalhar para outras áreas da capital.

De acordo com a promotora Vera Santos, os responsáveis por explorar crianças e adolescentes serão processados.

"São muitas as casas de prostituição que se aproveitam dos adolescentes para se usufruírem financeiramente e isso nos preocupa bastante, porque está se tirando o que tem de mais bonito que é a infância, a juventude, a mocidade. Obviamente que as pessoas que estão praticando esse tipo de crime serão processadas",
falou.