Fiéis fazem tapete de 100m para celebrar Corpus Christi em Teresina

19/06/2014 12h45


Fonte G1 PI

Fiéis acordaram mais cedo neste feriado de Corpus Christi em Teresina para confeccionar os tradicionais tapetes por onde devem passar o arcebispo da cidade, Dom Jacinto Brito, e os ministros de eucaristia durante a procissão que será realizada nesta quinta-feira (19).

Segundo Célia Moraes, uma das paroquianas da igreja de Nossa Senhora das Dores, os voluntários construíram 100 metros de tapete usando pó de serragem, pó de café, anilina, álcool , pedras e flores. O ato litúrgico acontecerá por volta das 16h e em seguida, às 17h, será realizada a procissão até a Igreja São Benedito, Centro da capital.

Imagem: Gilcilene Araújo/G1Clique para ampliarFiéis fazem 100 metros de tapete de serragem em Teresina.(Imagem:Gilcilene Araújo/G1)Fiéis fazem 100 metros de tapete de serragem em Teresina.

Segundo Célia Moraes, uma das paroquianas da igreja de Nossa Senhora das Dores, os voluntários utilizaram 25 sacos de serragem, 15 litros de álcool, 50 vidros de anilina e 30 tintas em pó. “Além das ajudas das pessoas que participam de grupos na igreja também contamos com a doação de empresas que nos cederam alguns materiais para confeccionarmos os desenhos”, disse.

Célia Moraes contou que os desenhos são feitos pelas mãos dos fiéis e para eles há um significado especial.“Assim como as pessoas realizavam uma festa com galhos para receber Jesus Cristo, o ato feito atualmente é uma demonstração de que os católicos estão abertos para receber Jesus Cristo que passa no cortejo triunfal”, afirmou a paroquiana.

Imagem: Gilcilene Araújo/G1Clique para ampliarFiéis fazem 100 metros de tapetes de serragem em Teresina.(Imagem:Gilcilene Araújo/G1)Fiéis fazem 100 metros de tapetes de serragem em Teresina.

Os voluntários revelaram que a produção de tapetes iniciou há cinco anos e com o passar dos tempos, eles aumentam o tamanho dos desenhos. “Nós primeiros anos fizemos os tapetes muitos pequenos porque eram apenas uma simbologia, mas com o passar do tempo fomos aumentando o tamanho dos tapetes tanto que para o próximo ano vamos solicitar da prefeitura de Teresina a interdição de algumas ruas localizadas ao redor da igreja para fazermos os tapetes”, revelou.

A Igreja Católica estima que cerca de cinco mil fieis devem participar da missa e da procissão nesta quinta-feira.