FMS alerta população para reforço na vacina que previne a caxumba
29/03/2016 14h54Fonte G1 PI
Imagem: Gilcilene Araújo/G1As duas doses da vacina devem ser tomadas ainda na primeira infância.
Com o crescente número de casos de parotidite, conhecida popularmente como caxumba em Teresina, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) tem feito um alerta à população para o reforço no calendário de vacinação. A tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba, está disponível nos postos de saúde e a FMS já solicitou junto ao Ministério da Saúde um reforço nas doses.
Diante do relato de várias pessoas acometidas pelo vírus, a Fundação passou a investigar um possível surto da doença, mas não há um número fechado de casos porque as notificações não são compulsórias, ou seja, os casos individuais não são registrados. A FMS só tem o número de pessoas imunizadas. De outubro do ano passado até este mês, 8.490 pessoas foram vacinadas na capital.
Conforme o Calendário Nacional de Vacinação, do Ministério da Saúde, são duas doses que devem ser tomadas: uma aos 12 meses, com a tríplice, e aos 15 meses, com a tetraviral, que também imuniza contra varicela. A vacina também está disponível para pessoas até 49 anos, a depender da situação vacinal.
Ainda conforme a Fundação Municipal de Saúde, as instituições onde houve ocorrência de casos de caxumba podem recorrer à FMS para solicitar doses da vacina e fazer uma ação de imunização.
A Universidade Federal do Piauí, por exemplo, iniciou na segunda-feira (28) uma campanha para vacinar servidores e funcionários terceirizados no Campus Ministro Petrônio Portela. Foram adquiridas 1 mil doses da tríplice viral. A vacinação segue até a próxima sexta (1).
Conforme o Ministério da Saúde, a caxumba é considerada uma doença de evolução benigna e a maioria das pessoas está protegida contra a doença depois de receber duas doses da vacina.
Confira as últimas notícias sobre Teresina: florianonews.com/teresina
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews