Forte chuva deixa ruas alagadas e bairros sem energia em Teresina
28/03/2021 08h48Fonte G1
Imagem: ReproduçãoClique para ampliar
Uma forte chuva registrada na tarde deste sábado (27) deixou ruas alagadas e bairros sem energia em Teresina. Segundo a meteorologia, o acumulado de chuva foi de 35 milímetros em um intervalo de trinta minutos.“A capital foi surpreendida com um temporal localizado, a partir da atuação de um pulso da Zona de Convergência Intertropical. O sistema promotor de chuvas no Nordeste organizou uma linha de instabilidade que avançava desde o Ceará até a cidade de Teresina, e provocou um acumulado pluviométrico de 35 milímetros em um intervalo de apenas meia hora”, informou o climatologista Werton Costa.
Pontos de alagamentos foram registrados no bairro Torquato Neto e Polo Empresarial, Zona Sul da capital, e no cruzamento da Rua Professor Darcy Araújo e Avenida Pedro Almeida. Louise Tavares, moradora do bairro Torquato Neto, relatou que as chuvas causam o surgimento de crateras nas vias, que prejudicam a passagem de veículos.
"Estamos ficando sem condição de transitar. A cada chuva, abrem-se novas crateras e fica impossível de passar com um veículo. Daqui uns dias, até pedestres não conseguirão. Moro há 3 anos no Torquato Neto e as crateras estão a cada ano maiores", reclamou.
Procurada pelo G1, a Superintendência de Ação Administrativa Descentralizada (SAAD) Sul informou, por meio de nota, o problema só será resolvido com a construção de uma galeria. A obra já está licitada aguardando apenas a liberação dos recursos para iniciar os trabalhos.
Sobre a queda de energia, a Equatorial Piauí comunicou que a falta de luz ocorreu nos bairros Marquês, Primavera, Fátima e Cristo Rei. A maioria das ocorrências, conforme a concessionária, foi devido à queda de galhos de árvores e por descargas na rede elétrica. Leia a nota ao fim da reportagem.
Neste domingo (28), no Piauí, a previsão é de tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas no norte e centro-norte. As temperaturas irão variar de 20°C a 35°C. De acordo com o climatologista, os temporais irão se estender por todo o feriado prolongado no estado.
“A modelagem matemática de previsão aponta para a continuidade desses temporais localizados durante a semana santa católica com diferentes níveis de intensidade no norte e centro norte do Piauí”, explicou Werton Costa.