Hospital de Campanha do HUT preenche apenas 4 das 18 vagas para médicos de UTIs

19/06/2020 08h18


Fonte G1 PI

Imagem: Reprodução/TV ClubeHospital de Campanha do HUT(Imagem:Reprodução/TV Clube)Hospital de Campanha do HUT

Apenas quatro médicos se apresentaram durante a convocação de emergência da Fundação Municipal de Saúde (FMS), que durou cinco dias. Segundo o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), seriam necessários 18 médicos com experiência em terapia intensiva para atuar no hospital de campanha da unidade de saúde durante a pandemia da Covid-19.

Sem preencher a demanda de profissionais, ainda não é possível ativar as 24 unidades de terapia intensiva (UTIs) disponíveis no hospital de campanha do HUT. De acordo com o hospital, ainda é necessária a chegada de mais 14 médicos para completar o número mínimo ideal para os atendimentos.

A convocação da FMS oferecia oportunidade aos médicos aprovados no Processo seletivo 01/2020, que tem contratado profissionais de saúde para o combate à Covid-19 em Teresina.

Nessa terça-feira (16), o prefeito Firmino Filho (PSDB) admitiu a possibilidade de contratar profissionais de outros estados para atender a rede municipal de saúde de Teresina durante a pandemia. Ele afirmou que a prefeitura está tendo dificuldades em contratar médicos que atuem em UTIs.

"Vocês que têm compromisso com a vida, vocês estão sendo chamados para servir ao nosso povo. Faço esse chamamento para darmos a assistência mínima necessária para que as pessoas possam lutar pela vida em uma UTI. Procure o HUT, a população está precisando”,
disse o prefeito, em entrevista à TV Clube.

Teresina registrou 16 novos óbitos e 177 novos casos de coronavírus nas últimas 24 horas. Os dados do Painel Epidemiológico da Fundação Municipal de Saúde (FMS), divulgados nessa quarta-feira (17), apontam que a capital já notificou 5.054 casos e 238 óbitos por Covid-19. O número de recuperados chegou a 1.168.

Veja mais notícias sobre Teresina, clique em florianonews.com/teresina