HUT atendeu 12 mil vítimas de acidentes de moto em 2014

08/01/2015 09h43


Fonte G1 PI

Imagem: G1 PIClique para ampliarMaioria dos acidentados que sobrevivem fica com sequelas graves.(Imagem:G1 PI)Maioria dos acidentados que sobrevivem fica com sequelas graves.

O número de acidentes envolvendo motocicletas segue aumentando no Piauí, o que coloca o estado bem acima da média nacional. Somente no ano de 2014, o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) atendeu 12 mil vítimas de acidentes com motos. Segundo a direção do hospital, essa é a segunda maior causa de internações na unidade, ficando atrás apenas do mal súbito.

De cada 10 pacientes vítimas de acidentes de trânsito que deram entrada no hospital, oito eram motociclistas. A situação se torna mais preocupante porque, segundo as estatísticas, as lesões sofridas pelos motoqueiros são cada vez mais graves. Os dados apontam ainda que a maior parte dos acidentados sobre duas rodas é formada por jovens. Um deles foi o estudante Robert Douglas Oliveira.

O jovem sofreu um acidente de moto e ficou com sequelas graves. “A minha vida mudou 100%. Fiquei totalmente dependente e é muito complicado viver assim”, relatou. Ele ficou com grande dificuldade para falar e não consegue caminhar com equilíbrio. Quando sofreu o acidente estava sob o efeito de bebida alcoólica. “Eu não deveria ter misturado bebida alcoólica com veículo automotor, porque isso é o que lasca”, disse o rapaz.

Douglas ficou três meses internado no HUT. De acordo com o diretor técnico do hospital, Fábio Marcos de Sousa, a maioria dos acidentados que sobrevivem ficam com sequelas neurológicas graves. “Esses pacientes quando saem da UTI ficam acamados, comprometem sua vida útil, tempo de serviço, tempo de trabalho. Realmente torna-se um problema de saúde pública”, disse.

Veja mais notícias sobre Teresina, clique em florianonews.com/teresina

Tópicos: hospital, acidentes, graves