HUT atendeu mais de duas pessoas por dia com lesões por arma de fogo em 2019

26/07/2019 11h24


Fonte G1 PI

Imagem: Lucas Marreiros/G1Hospital de Urgência de Teresina (HUT)(Imagem:Lucas Marreiros/G1)Hospital de Urgência de Teresina (HUT)

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) atendeu, somente este ano, cerca de 400 pessoas vítimas de disparos de arma de fogo. Isso significa que de janeiro a julho de 2019, pelo menos duas pessoas baleadas deram entrada todos os dias na unidade de saúde. Segundo hospital, esse tipo de lesão é complexa e exige um grande trabalho de equipe.

Segundo diretor técnico do HUT, Justivan Leal, uma lesão por arma de fogo necessita muitas vezes de vários cirurgiões e ainda eleva os custos para o hospital, já que muitas vezes os pacientes necessitam de vaga em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“São casos que envolvem cirurgia geral, torácica, vascular e neurocirurgia. O paciente precisa ir para a UTI, o que demanda mais tempo no tratamento e mais custos ao hospital”,
explicou.

Ele destacou que o perfil dos pacientes baleados é bastante definido: de forma geral são homens jovens, em idade produtiva, e de baixa renda.

De acordo com ele, de janeiro a julho de 2018 foram 442 vítimas de arma de fogo, enquanto no este ano, até a metade de julho, foram 415 casos. Ele destacou que as vítimas são de Teresina e do interior do Piauí, que são transferidas para o HUT quando estão em situação de maior gravidade.

Somente no mês de julho, segundo o diretor, houve um aumento significativo em relação a 2018: enquanto em todo o mês, no ano passado, foram 39 casos, este ano já houve 50 atendimentos de pessoas atingidas por disparos de arma de fogo no HUT.

Tópicos: casos, fogo, arma