Melhor escola do PI na lista do Enem tem professores mestres e doutores

07/08/2015 08h25


Fonte G1 PI

Imagem: Divulgação/Dom BarretoAlunas do Instituto Dom Barreto em estudo no espaço da biblioteca.(Imagem:Divulgação/Dom Barreto)Alunas do Instituto Dom Barreto em estudo no espaço da biblioteca.

A escola piauiense que ficou mais bem colocada no ranking das 20 instituições de ensino com a melhor média geral no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), defende que a formação continuada de seus professores, muitos com mestrado e doutorado, é uma das respostas para o sucesso da instituição.

O Instituto Dom Barreto, em Teresina, foi a primeira entre as escolas piauienses e a 16ª entre as brasileiras com a melhor média geral no exame. A média da escola em 705,26 pontos foi divulgada nesta quarta-feira (5) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Brasil (Inep).

A professora Stela Rangel, que é diretora do Instituto Dom Barreto, disse que a existência do professor deve ser entendida como um patrimônio para uma instituição de ensino e que um bom professor deve ter uma formação sólida e continuada. Ela contou ainda que a escola é feita pelos professores e que a ação pedagógica é voltada para a formação cidadã do aluno.

"O nosso incentivo está centralizado na viabilização de uma formação continuada, permitindo que o professor cumpra uma carga horária de sala de aula, de modo a desenvolver satisfatoriamente as atividades, principalmente em relação às leituras e pesquisas. Participa ainda de eventos relacionados à sua área em outras instituições nacionais e internacionais", disse.

Ainda de acordo com Stela, a escola trabalha para a efetivação do conhecimento e o desenvolvimento das competências e das habilidades dos alunos. Segundo ela, um dos traços mais característicos da escola é o estímulo à formação ininterrupta.

"Procuramos associar a aquisição do conhecimento às práticas pedagógicas que promovam a formação de um sujeito capaz de atuar e intervir na sociedade e, portanto, apto a satisfazer às suas próprias demandas pessoais e profissionais", enfatizou.

O Instituto Dom Barreto é figura tarimbada na lista das melhores escolas do Brasil levando em conta o desempenho no Enem. Em 2006, a escola foi a primeira colocada no ranking do Enem, figurando ainda com dois terceiro lugar, um segundo e várias outras posições entre as 20 melhores. Em 2014, a instituição ficou com a sexta melhor média do país.

O incentivo à leitura e pesquisa; laboratórios para a prática de disciplinas como química, matemática, biologia, música, informática e robótica; além de um calendário anual que conta com semanas e gincanas culturais, cursos extras para a prática de redação, workshops e simpósios, são exemplos de como a escola tem investido no alunado. A instituição ainda possui uma biblioteca com 43.943 títulos e 116.160 exemplares disponíveis para os mais de 3.500 alunos.

“Como educadores, alimentamos o nosso fazer diário com o firme propósito de contribuir para formar cidadãos éticos e comprometidos com a nossa realidade social. Estamos sempre trabalhando para que a Escola seja um ambiente agradável ao aluno, que ele a veja como seu porto seguro”
, contou a diretora.

Tópicos: escola, professor, enem