Moradores denunciam que Posto de Saúde funciona em chácara particular

05/02/2015 09h14


Fonte G1 PI

Imagem: G1 PIClique para ampliarUnidade Básica de Saúde era para ter sido construída no local em 2014.(Imagem:G1 PI)Unidade Básica de Saúde era para ter sido construída no local em 2014.

Os moradores do povoado Santa Teresa, na zona rural de Teresina, reclamam há alguns anos da falta de um posto de saúde na região. Segundo eles, a construção de uma nova unidade de saúde já era para ter sido concluída, mas até agora nenhuma parede sequer foi erguida no local destinado a construção do prédio.

De acordo com a placa colocada no local, a obra orçada em R$ 607 mil era para ter começado e terminado no ano passado. Devido a situação, os moradores do povoado reclamam e cobram providência do poder público. "Aqui nunca apareceu sequer um tijolo. Essa obra era para ter terminado no dia 18 de novembro de 2014", disse a dona de casa Rutiana Xavier.

A indignação aumenta porque um antigo posto que funcionava no local foi desativado pela prefeitura sob alegação de que a construção estaria numa área de risco. Sem um posto, o atendimento médico foi transferido para outro lugar as margens da PI-113. O local é uma propriedade particular e segundo os moradores só funciona quando o dono da chácara abre o portão.

Como se não bastasse a falta de posto de saúde, os moradores reclamam da ausência de médicos. Com um problema no ouvido, a dona de casa Francisca das Chagas denuncia que nunca conseguiu marcar uma consulta. "Meu caso é um caso de operação e tem que ser com o mesmo médico e não estou conseguindo uma vaga para me consultar com ele", disse.

Procurada pela reportagem, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que no momento está sendo feito um estudo para calcular o volume de aterro que será utilizado para a terraplanagem do local. A obra sofreu um atraso devido ao processo de desapropriação do terreno que foi concluído no final do ano passado pela Procuradoria do município.

A Fundação ainda contestou a versão dos moradores e disse que eles estão sendo assistidos sem nenhum prejuízo na atual Unidade Básica de Saúde do povoado, onde funcionam duas equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), cada uma com médico, enfermeiro e dentista.

Tópicos: saúde, moradores, posto