MP pede aumento de UBSs para atendimento de pessoas com sintomas gripais em Teresina
14/03/2021 08h36Fonte G1
Imagem: ReproduçãoClique para ampliar
O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio do promotor Eny Marcos Vieira Pontes, expediu uma recomendação à Fundação Municipal de Saúde (FMS) após a redução da quantidade de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que fazem o atendimento de pessoas com sintomas de síndromes gripais. A recomendação foi publicada no Diário Oficial do Ministério Público do Estado de 12 de março.Devido à pandemia do novo coronavírus, a Fundação Municipal de Saúde de Teresina acabou destinando algumas Unidades Básicas de Saúde para atendimento exclusivo de pessoas com sintomas de síndromes gripais, para diminuir o risco de contaminação dos pacientes que buscam outro tipo de atendimento.
Na recomendação de n.º 005/2021, o promotor Eny Marcos afirmou que a cidade de Teresina tem registrado um aumento no número de pessoas com Covid-19 e que por isso devem ser adotadas medidas urgentes para a adequada prestação dos serviços de atenção básica.
O promotor explicou que em maio de 2020 a população de Teresina tinha à disposição 21 Unidades Básicas de Saúde que davam assistência exclusiva a casos de síndrome gripal leves, mas que atualmente, em março de 2021, existem apenas 14 UBSs para atendimento da população exclusivamente com sintomas gripais. Uma redução de 7 unidades de saúde.
O promotor então pediu que o presidente da Fundação Municipal de Saúde, o médico Gilberto Albuquerque, adote as providências administrativas necessárias para adequar o número de UBS exclusivas para atendimento a pacientes com sintomas gripais, bem como realize adequação do número de profissionais da saúde de cada UBS em conformidade com a demanda da população.
O G1 entrou em contato com a assessoria de comunicação da Fundação Municipal de Saúde, que informou que irá se manifestar sobre o caso apenas no ato do processo.